Jornalismo

Brasileiros já pagaram R$ 1,5 tri em impostos

O Impostômetro, painel instalado no edifício-sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), no centro histórico da capital paulista, registrou R$ 1,5 trilhão em impostos arrecadados na madrugada deste domingo (10). Este é o montante pago pelos contribuintes brasileiros aos governos federal, estaduais e municipais desde o início do ano. Entram na contabilidade impostos, taxas e contribuições, incluindo as multas, juros e a correção monetária.

No ano passado a marca foi alcançada em 1 de agosto, isto é, com 40 dias de antecedência. “O maior fator que explica essa aceleração é a incidência da inflação nos produtos, que aumenta a arrecadação por consequência”, explica o economista da ACSP Marcel Solimeo.

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), por exemplo, apresentou crescimento de 12% na arrecadação no primeiro semestre, se comparado com o mesmo período de 2021. “A implementação de um teto para o ICMS deve reduzir o recolhimento dos Estados. O único fator que poderia manter o valor arrecadado seria um aumento no valor do produto”, explica, Solimeo.

No site do Impostômetro é possível conferir a arrecadação em tempo real.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Homem-Aranha: Um Novo Dia | Segundo trailer do filme vaza, veja descrição

Ele está chegando - mas vazou antes da hora. O segundo trailer de Homem-Aranha: Um Novo…

6 horas atrás

Governo suspende uso da vacina do Butantan contra a dengue; 2 mortes são investigadas e 42 situações de efeitos adversos severos

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, informou nesta segunda-feira (8) que a pasta vai suspender temporariamente…

9 horas atrás

Almoço nas férias: começa o cadastro para alimentação durante o mês de julho nas escolas estaduais de SP

As escolas estaduais de São Paulo, região metropolitana, interior e litoral recebem, entre os dias…

9 horas atrás

Perfumes têm alta de 15% para o Dia dos Namorados, segundo Procon-SP

O Procon-SP registrou alta de até 15% no preço de perfumes na época do Dia…

9 horas atrás

UBSs promovem ações de conscientização e incentivo a doações de sangue e plaqueta

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretária da Saúde (SES), promoverá, ao longo do…

10 horas atrás

Prefeitura promove processo seletivo para atendente de telemarketing nesta terça-feira (9)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional…

10 horas atrás