Destaque

Sorocaba lança aplicativo gratuito para incentivar doação responsável de pets

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) lançou, neste sábado (25), durante o evento “Sorocaba PET Show”, no Parque Natural Chico Mendes, o “D+ Uma Chance Adote uma Vida”, um aplicativo gratuito para incentivar e facilitar a adoção responsável de cães e gatos vítimas de abandono e maus-tratos que estão sob os cuidados da Seção de Proteção e Bem-Estar Animal.

A nova ferramenta tecnológica foi desenvolvida em parceria com o Laboratório de Inovação de Games e Aplicativos (Liga), do Centro Universitário Facens. Por meio do APP, que já está disponível para ser baixado, gratuitamente, para os sistemas Android e iOS, a população tem a oportunidade de conhecer os pets que estão disponíveis para adoção, favoritar aqueles que mais gostar e se candidatar à adoção.

O aplicativo também permite que os munícipes saibam a respeito de feiras de adoção e campanhas de vacinação no município. Além disso, os tutores poderão enviar fotos dos animais adotados para o mural do aplicativo. Durante o evento, o representante da Liga Facens, Lucas Gaspar, apresentou o aplicativo ao público, mostrando as facilidades e benefícios.

Atrações

O “Sorocaba PET Show” contou com inúmeras atrações voltadas à causa animal, como a feira de adoção do programa municipal “D + uma chance, adote uma vida!”, uma campanha permanente de adoção responsável de animais de estimação, shows musicais, oficina de balões, show de adestramento da Guarda Civil Municipal (GCM), concurso PET, Trilha PET, feira de artesanato, xadrez gigante, pebolim e tênis de mesa, além de uma praça de alimentação com comidas vegetarianas e veganas.

A programação contou com a parceria de organizações não governamentais ligadas à causa animal, como Anjos e Protetores de Sorocaba e Spaso, da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Sorocaba e da Universidade de Sorocaba (Uniso).

300 animais

Abrigando cerca de 300 cães e gatos vítimas de abandono ou de maus-tratos, a Seção de Proteção e Bem-Estar Animal precisa encontrar novos tutores que garantam um lar seguro. Ao adotar um dos animais, o cidadão assina um termo de responsabilidade de adoção responsável.

A Sema destaca que adotar um cão ou gato é assumir uma responsabilidade e jamais pode ser uma ação por impulso. “Os tutores precisam garantir o cuidado necessário a esses animaizinhos por toda a vida”, lembra a campanha. Um cão, por exemplo, pode viver mais de 15 anos, ou seja, ele vai precisar da atenção do seu tutor por muito tempo, incluindo carinho, cuidados veterinários, além da necessidade de brincar e passear.

Para conhecer os animais pessoalmente disponibilizados à adoção basta entrar em contato de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h, pelo telefone (15) 3202-8006. O espaço está localizado na rua Rosa Maria de Oliveira, 345, ao lado do Instituto Humberto de Campos, no Jardim Zulmira. ( Com informações da Secom)

Fernando Guimarães
Compartilhar

Notícias recentes

Homem-Aranha: Um Novo Dia | Segundo trailer do filme vaza, veja descrição

Ele está chegando - mas vazou antes da hora. O segundo trailer de Homem-Aranha: Um Novo…

8 horas atrás

Governo suspende uso da vacina do Butantan contra a dengue; 2 mortes são investigadas e 42 situações de efeitos adversos severos

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, informou nesta segunda-feira (8) que a pasta vai suspender temporariamente…

10 horas atrás

Almoço nas férias: começa o cadastro para alimentação durante o mês de julho nas escolas estaduais de SP

As escolas estaduais de São Paulo, região metropolitana, interior e litoral recebem, entre os dias…

11 horas atrás

Perfumes têm alta de 15% para o Dia dos Namorados, segundo Procon-SP

O Procon-SP registrou alta de até 15% no preço de perfumes na época do Dia…

11 horas atrás

UBSs promovem ações de conscientização e incentivo a doações de sangue e plaqueta

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretária da Saúde (SES), promoverá, ao longo do…

12 horas atrás

Prefeitura promove processo seletivo para atendente de telemarketing nesta terça-feira (9)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional…

12 horas atrás