O Ministério Público de São Paulo instaurou nesta terça-feira (14) um inquérito civil contra a Prefeitura de São Paulo pela internação involuntária de 22 dependentes químicos da região da Cracolândia, que estariam ocorrendo desde abril.
Segundo o promotor de Direitos Humanos e Saúde Pública, Arthur Pinto Filho, as internações são ilegais, uma vez que a Prefeitura não as comunicou ao MPSP.
Conforme a Lei de Drogas (Lei 11.343/2006), a unidade de saúde que recebe os pacientes deve informar o MP, a Defensoria Pública e outros órgãos de fiscalização sobre as internações em até 72 horas — procedimento que não foi cumprido.
O promotor definiu que, em um primeiro momento, será aberto um inquérito por dano material coletivo. No entanto, ele pode ser ampliado para buscar responsabilização por dano pessoais aos internados, conforme o andamento das investigações.
O MP ainda vai buscar ouvir os dependentes, mas ainda não conseguiu identifica-los, em decorrência da falta de notificação da Prefeitura.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS) informou que as exigências do MP para realizar os cadastros dos pacientes internados estão sendo encaminhadas, e que os dados serão fornecidos ao fim do processo.
Afastado há mais de dois meses do cargo de ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça),…
Na próxima segunda-feira, 27 de abril, a Operação Cata Treco em Araçoiaba da Serra será…
O embate recente envolvendo o ministro Gilmar Mendes, o ex-governador Romeu Zema e o ministro…
A Prefeitura de Piedade, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia, retomou a oferta de…
A Prefeitura de Sorocaba realizará no próximo dia 28 de abril, às 9h, a 48ª edição do Mutirão de Empregos…
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten), vinculada…