Pesquisadores dizem que vírus da varíola dos macacos foi encontrado em sêmen

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 14/06/2022

Fragmentos do vírus da varíola dos macacos foram detectados no sêmen em uma série de pacientes na Itália, levantando questionamentos sobre a possibilidade de transmissão sexual da doença, de acordo com as informações divulgadas por cientistas.

O entendimento atual é que o vírus se espalha pelo contato próximo com uma pessoa infectada. O contágio pode acontecer pelas lesões características na pele ou por gotículas grandes espalhadas pelo sistema respiratório. Muitos dos casos de varíola dos macacos no atual surto estão entre parceiros sexuais que tiveram contatos do tipo.

No entanto, casos de infecções sexualmente transmissíveis como o HIV/Aids, clamídia e sífilis são conhecidos por serem causados por agentes que passam de uma pessoa para outra especificamente pelo sêmen, secreções vaginais e outros fluidos corporais.

Pesquisadores do Instituto Spallanzani, um hospital e centro de pesquisa em doenças infecciosas em Roma (Itália), foram os primeiros a destacar as evidências do vírus da varíola dos macacos no sêmen de quatro pacientes na Itália em um relatório no dia 2 de junho.

Desde então, seis de sete dos pacientes no instituto tiveram material genético do vírus encontrado no sêmen. Em um deles, uma amostra testada no laboratório de um dos pacientes sugere que o vírus encontrado era capaz de infectar outra pessoa e de se replicar.

Esses dados, que estão sendo reunidos para publicação, não representam evidências suficientes para provar que as características biológicas do vírus tenham se alterado a ponto de seu modo de transmissão ter evoluído, afirmou Francesco Vaia, diretor-geral do instituto.


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo