Bolsonaro discursa na Cúpula da Américas e defende ações do governo federal na preservação da Amazônia

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 10/06/2022

Durante seu discurso nesta sexta-feira (10) na Cúpula das Américas, o presidente Jair Bolsonaro (PL) defendeu as ações do governo federal na preservação da Amazônia e afirmou que o Brasil e o mundo sofrem de um “ataque claro às liberdades individuais”.

Na fala, Bolsonaro disse que nenhum país do mundo possui uma legislação ambiental tão completa e restritiva e afirmou que o Código Florestal brasileiro deve servir de exemplo a outros países. Ele destacou que o país, é responsável pela emissão de menos de 3% carbono do planeta, mesmo sendo a 10ª economia do mundo.

Para proteção das florestas, o governo federal reforçou o combate ao desmatamento e estabeleceu a operação Guardiões do Bioma Amazônia, sob a coordenação e controle do Ministério da Justiça”, disse o presidente. Segundo ele, 84% da floresta está “intacta” no bioma amazônico, acrescentando que o país não necessita da região para expandir o agronegócio.

Bolsonaro também elogiou o agronegócio do país ao dizer que, sem ele, “parte do mundo passaria fome”. Bolsonaro afirmou que “o Brasil alimenta 1 bilhão de pessoas, garantimos a segurança alimentar de um sexto da população mundial.

Em dois momentos no discurso, ele citou ataques à liberdade. No primeiro, falou em “problemas econômicos que afetam o mundo”, citando a inflação e o desemprego e, principalmenteao bem mais precioso para o ser humano: a sua liberdade, incluindo a liberdade de expressão, de trabalho e de culto religioso.

Em seguida, o presidente disse que, atualmente, vemos no Brasil, e em parte do mundo, um ataque claro às liberdades individuais por opinar de forma diferente.

O presidente também falou sobre a busca ao britânico Dom Phillips e ao indigenista brasileiro Bruno Araújo, desaparecidos na Amazônia.

Assista o discurso do presidente na íntegra pelo canal da TV Brasil no Youtube:


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo