Destaque

Saae intensifica trabalhos de desassoreamento do córrego Itanguá

A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), intensificou, ainda mais, os trabalhos de desassoreamento do córrego Itanguá. Desde o início da obra, em 14 de março deste ano, cerca de 9 mil m³ de resíduos, já foram retirados, sendo que, nesta segunda-feira (30), uma segunda escavadeira hidráulica também foi colocada em operação. Neste momento, os serviços já se encontram 60% concluídos no trecho previsto.

A obra de desassoreamento do córrego Itanguá é viabilizada mediante parceria do Município com o Governo do Estado, via Programa de Revitalização e Sustentabilidade Hídrica – Rios Vivos, gerenciado pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee). O apoio técnico dos serviços está sendo realizado pelas equipes do Saae/Sorocaba, enquanto os recursos e equipamentos empregados são oriundos do Governo do Estado.

O material retirado estava depositado ao longo de um trecho de 950 metros de extensão, compreendido na confluência entre o córrego Itanguá e outro manancial oriundo da região do Wanel Ville, passando sob a ponte da Rua Alpheu Castro Santos até a ponte da Rua Manoel de Camargo Sampaio (Jardim Marli). O cronograma prevê o desassoreamento ao longo de um trecho de 1.600 metros, com previsão de término para este mês de junho.

A quantidade de material retirada é grande, tanto é que a estimativa inicial era coletar um total de 10 mil m³ em toda a extensão e já quase atingimos esse volume. Essa segunda escavadeira vai ajudar a dar ainda mais agilidade ao serviço de remoção”, aponta o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.

Os trabalhos são executados por meio da utilização das escavadeiras hidráulicas, que fazem a coleta do sedimento depositado no leito do rio. O material é, então, transportado por caminhões até uma área apropriada para o descarte.

RIO SOROCABA

Em paralelo, é executado o desassoreamento do trecho urbano do Rio Sorocaba, iniciado em 11 de maio, igualmente em parceria com o Governo do Estado. De lá para cá, 3.700 m³ (o equivalente a 308 caminhões) de material já foram retirados do leito do rio.

Atualmente, os trabalhos no local estão sendo executados nas proximidades da confluência entre as avenidas Dom Aguirre e Artur Bernardes, no Jardim Maria do Carmo. A previsão é contemplar uma extensão de 9,2 quilômetros, entre a Radial Norte e a Rodovia Raposo Tavares, coletando 50 mil m³ de resíduos, ao longo de seis meses.

Estão programadas intervenções em nove pontos distintos, em que há maior acúmulo de sedimentos: Radial Norte, Parque das Águas, Jardim Iguatemi, Rua Saliba Mota, Subestação da CPFL, Usina Cultural, Praça Lions, Terminal São Paulo e Ponte Pinheiros.  “Todas as questões ambientais e de manutenção da qualidade da água são observadas, antes e durante as ações, em cada ponto”, complementa o diretor-geral do Saae/Sorocaba.

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Poder e Política: Garcia comenta sobre evolução na investigação do caso Banco Master

O jornalista Alexandre Garcia analisa novas informações em torno do caso Banco Master e comenta…

35 minutos atrás

Redução da jornada de trabalho pode gerar impactos econômicos e desafios para empresas

O mestre em gestão pública Marco Vinholi, ex-secretário estadual e ex-deputado estadual em São Paulo,…

56 minutos atrás

Operação da Polícia Civil fecha fábrica clandestina de cigarros em Tatuí

Uma fábrica clandestina de cigarros foi fechada pela Polícia Civil na manhã desta quinta-feira (23),…

1 hora atrás

Estado confirma seis casos de febre amarela e reforça vacinação

O Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo (CVE-SP) confirmou, na quarta-feira (22),…

2 horas atrás

Casal morre em acidente após motorista embriagado provocar colisão em São Roque

Um casal morreu em um grave acidente envolvendo dois carros e uma carreta na noite…

3 horas atrás

Homem morre soterrado após deslizamento de rocha em empresa na região de Votorantim e Salto de Pirapora

Atualização 12h10 : Um trabalhador de 38 anos morreu na madrugada desta sexta-feira (24) após…

4 horas atrás