Ataque em escola primária deixa 21 pessoas mortas nos Estados Unidos

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 25/05/2022

Um homem armado atirou e matou ao menos 19 crianças e dois adultos nesta terça-feira (24) em uma escola primária no sul do Texas, nos Estados Unidos. O ataque a tiros ocorreu na Robb Elementary School, em Uvalde.

A atualização do número de mortos foi dada pelo senador estadual do Texas Roland Gutierrez, citando a polícia estadual do Texas Rangers como sua fonte.

O ataque ocorreu por volta de meio-dia pelo horário local (14h no horário de Brasília). A cidade de Uvalde fica a cerca de 130 quilômetros a oeste de San Antonio.

O FBI e o Departamento de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos (ATF, na sigla em inglês) estão auxiliando a polícia local na investigação.

“O que aconteceu em Uvalde é uma tragédia horrível que não pode ser tolerada no estado do Texas. Há uma ação rápida sendo tomada pela polícia local”, disse o governador Greg Abbott, em coletiva de imprensa. Ele garantiu que as autoridades locais estão auxiliando nas investigações e que receberão “todos os recursos necessários”.

O Hospital Universitário de San Antonio disse no Twitter que recebeu duas vítimas feridas em Uvalde, uma mulher de 66 anos e uma menina de 10 anos, ambas listadas em estado crítico.

O presidente dos EUA, Joe Biden, ordenou que as bandeiras fossem hasteadas a meio mastro até o pôr do sol diariamente até 28 de maio em observância à tragédia.

“Suas orações estão com as famílias impactadas por este terrível evento”, disse a vice-secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre. Ela destacou que o presidente deverá falar sobre o ataque ainda nesta noite, quando retornar à Casa Branca.

O chefe da polícia na região de Uvalde, Pete Arredondo, afirmou que o autor do ataque está morto e agiu sozinho. Ele foi identificado como Salvador Ramos, de 18 anos. Arredondo, porém, não deu informações atualizadas sobre as vítimas.

“Acredita-se que ele abandonou seu veículo e entrou na escola com um revólver”, disse Abbott. Ele acrescentou que há a possibilidade de que o indivíduo estivesse portando um rifle, mas isso ainda não foi confirmado.

Abbott informou que dois agentes que combateram o criminoso foram alvejados, mas tiveram ferimentos leves.

A Robb Elementary School atende alunos do 2º ao 4º ano e teve 535 estudantes matriculados no ano letivo de 2020-21, segundo dados estaduais. Cerca de 90% dos alunos são de origem hispânica e aproximadamente de 81% são de classes econômicas mais baixas.

O último dia de aula antes das férias de verão seria nesta quinta-feira (26). Todas as atividades na escola foram canceladas.

Com informações da CNN.

Comentários

Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo