Polícia Federal de Sorocaba apreende 77 kg de ouro; carga é avaliada em R$ 23 milhões

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 05/05/2022

A Polícia Federal de Sorocaba apreendeu 77 quilos de ouro e prendeu seis pessoas, na tarde de quarta-feira (4), em Itu. O material é avaliado em R$ 23 milhões. A ação ocorreu na rodovia Castelo Branco (SP-280). 

Segundo a PF, a equipe monitorou o pouso de um avião particular, do modelo King Air turboélice, no aeroporto estadual de Sorocaba Bertram Luiz Leupolz. Durante esse trabalho, com o apoio da Polícia Rodoviária, os policiais abordaram dois veículos no quilômetro 74 da Castelo Branco, na altura do pedágio de Itu.

Nos automóveis, foram encontradas três malas com barras de ouro, totalizando aproximadamente 77 quilos. Também foi recolhida uma quarta mala, com diversos documentos. Por meio da documentação, os policias identificaram que o metal teria saído dos estados do Mato Grosso e Pará.

Seis suspeitos de fazer o transporte da carga foram presos e conduzidos à Delegacia da Polícia Federal em Sorocaba. Eles foram liberados após serem formalmente ouvidos na delegacia de Sorocaba. Ainda conforme a PF, foi instaurado inquérito para a apurar a possível prática dos crimes de usurpação de bens da União e receptação dolosa. 

A carga e os documentos foram encaminhados para a perícia. O metal foi encaminhado para realização de perícia em laboratório específico da PF. A aeronave, igualmente, foi apreendida e levada à sede da PF. Ela é objeto de sequestro criminal em outro inquérito policial. As circunstâncias da utilização proibida do avião serão apuradas.


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo