Ministério do Turismo certifica Sorocaba como integrante do novo Mapa do Turismo Brasileiro

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 29/04/2022

O Ministério do Turismo certificou a cidade de Sorocaba como integrante da nova composição do Mapa do Turismo Brasileiro, que conta com 2.542 cidades e 322 regiões turísticas do País.

Parte da região turística “História & Aventuras” desde 2019, Sorocaba integra o mapa brasileiro por abrigar importantes pontos turísticos do Estado de São Paulo. O mapa é um instrumento que orienta a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas na área, oferecendo grandes oportunidades para as cidades e trazendo inúmeras vantagens para a gestão do turismo.

Os municípios do País são classificados nos grupos de A a E no Mapa do Turismo, segundo suas características próprias, estando Sorocaba apontada, pelas suas especificidades, no grupo de cidades B. São levados em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de algumas variáveis. Entre elas, estão: a quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens.

Um dos órgãos que contribui para esse importante mapeamento é a Divisão de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur). O setor é responsável pelas diversas ações e estudos para impulsionar o turismo local e regional. “Sorocaba tem um enorme potencial para ampliar, cada vez mais, o turismo na cidade e oferecer, com muita qualidade, cada vez mais atrações aos visitantes. Para tanto, realizar esses mapeamentos é fundamental para o aprimoramento do setor”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Robson Coivo.

Sorocaba concilia sua urbanização com paisagens e pontos de lazer atrativos à população, como é o caso do Parque Natural Chico Mendes, do Parque Municipal da Água Vermelha e do Jardim Botânico “Irmãos Villas Boas”, apenas para citar alguns exemplos. Nesses locais, o turista encontra muita área verde, tranquilidade e opções de lazer.

O novo Mapa do Turismo Brasileiro pode ser consultado pelo link: http://www.mapa.turismo.gov.br/mapa/init.html#/home.


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo