Paulo Guedes defende reajuste a todos os servidores

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 22/04/2022

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu um reajuste linear para todos os servidores do funcionalismo público federal, durante entrevista coletiva concedida nesta quinta-feira (21), nos EUA, onde cumpre uma série de agendas.

Na avaliação do ministro, o plano anterior de concentrar o reajuste apenas para forças policiais sairia mais barato, mas esse reajuste linear é “eleitoralmente factível” para o presidente Jair Bolsonaro, nas palavras dele, à medida que gera menos descontentamento às vésperas das eleições presidenciais.

Nas últimas semanas, algumas categorias planejavam ou iniciaram paralisações justamente por conta dessa perspectiva de que apenas os policiais federais receberiam aumento salarial.

Guedes também destacou que ainda não houve a oficialização desse reajuste linear por questões jurídicas, mas que está tudo praticamente fechado e que nos próximos dias o governo deve confirmar o reajuste para os servidores federais de 5%.

Nesta semana, os delegados da Polícia Federal se reuniram em duas assembleias, na terça e quarta-feira, e indicaram possíveis paralisações e reduções no trabalho, com operações padrões. Isso porque eles esperavam receber um reajuste maior. Vale lembrar que foi incluído no orçamento deste ano uma verba de R$ 1,7 bilhão para esse fim.

A paralisação da PF pode ser aprovada em assembleia marcada para o dia 2 de maio.


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo