Justiça decide pela permanência do elefante Sandro no zoológico de Sorocaba

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 20/04/2022

Por decisão da Justiça, o elefante Sandro permanecerá no Parque Municipal Zoológico Quinzinho de Barros, em Sorocaba.

Em documento emitido na tarde desta quarta-feira (20) pela Vara Pública da Comarca de Sorocaba, o juiz Alexandre Dartanhan de Mello Guerra cita os motivos pelos quais o pedido de liminar da transferência do animal ao Santuário dos Elefantes foi indeferido.

O magistrado cita, ainda, que um eventual retorno do animal ao zoológico de Sorocaba seria inviável devido à complexidade logística de transporte e a sua idade avançada.

“(…) entendo que a melhor opção seja a permanência do animal no Parque Zoológico Quinzinho de Barros de forma que, atendidas às exigências legais, não há premissas capazes de justificar os riscos do transporte de longa distância ou a exposição de um animal idoso a novas condições estruturais e de manejo não habituais, que podem acarretar em prejuízos à saúde e bem-estar do espécime.”

Em sua petição, a Prefeitura de Sorocaba considerava que a transferência para o Santuário poderia trazer risco à saúde de Sandro. Segundo o governo municipal, Sandro possui ótima condição física e não atende aos objetivos do Santuário, já que ali são recebidos elefantes em situação de vulnerabilidade, o que não é o caso de Sandro.

Outro ponto abordado pela prefeitura é a distância entre o zoológico da cidade e o Santuário dos Elefantes do
Brasil (SEB). De acordo com a administração pública, a distância seria de mil e quinhentos quilômetros, o que exigiria dois dias de deslocamento por vias terrestres.

No documento, consta que pelo fato de o animal estar sem companhia de outros de sua espécie ele poderia se sentir solitário e, com isso, adoecer.

Com essa decisão da Justiça, o elefante Sandro permanecerá no zoológico de Sorocaba, embora o Ministério Público possa recorrer da decisão.


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo