Jornalismo

Rodízio de água em Sorocaba vai até 2 de abril e depois será encerrado

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos) anunciou hoje (17) que o rodízio de água em Sorocaba terá uma última etapa por mais 16 dias, até o dia 2 de abril.

Este período não será prorrogado, segundo o chefe do Executivo, porque a meta de melhora na capacidade da represa de Itupararanga chegou a 47,27%, bem próximo do índice de 50% que foi estabelecido pela administração municipal como o número a ser atingido.

Além disso, os demais mananciais que abastecem a cidade estão com 100% da capacidade como as represas da Castelinho/Ferraz e Ipaneminha.

Nos próximos 16 dias, o racionamento será realizado com tempo reduzido, das 22h às 5h, novamente aplicado nos quatro grupos, sempre com um dia sem água e três com fornecimento normal.

O prefeito destacou que os sorocabanos aderiram a medida e houve pouca reprovação à medida. Ele citou que muitos moradores nem perceberam que o racionamento estava acontecendo.

Também participaram do anúncio o vice-prefeito Fernando Martins da Costa Neto, o promotor do Gaema, Antonio Domingues Farto Neto, o deputado estadual Edson Giriboni (PV) e o diretor-geral do Saae, Tiago Suckow.

Durante a entrevista coletiva, o prefeito ainda destacou a realização das ações de desassoreamento do rio Sorocaba, que será feita em 9 pontos, e no córrego do Itanguá, com o investimento total de R$ 10 milhões, que será feito por meio de uma empresa contratada pelo governo do estado, dentro do Programa de Revitalização e Sustentabilidade Hídrica.

Cerca de 60 mil metros cúbicos de materiais serão retirados com a remoção dos bancos de areia que prejudicam o escoamento das águas. A expectativa é que o desassoreamento comece dentro de 20 dias será concluído em 6 meses para o Rio Sorocaba e três meses para o córrego do Itanguá.

Histórico

O racionamento de água em Sorocaba começou no dia 17 de janeiro deste ano, com o objetivo de aumentar a economia, contribuir para a melhora do volume da represa de Itupararanga e evitar que os sorocabanos ficassem sem o abastecimento. Naquela data, a represa tinha volume de 18,5%, como reflexo da falta de chuvas no final de 2021.

Na primeira etapa, cada região da cidade, dividida em quatro grupos, ficou um dia sem água, das 18h às 6h, e três dias com o abastecimento normalizado.

Até o dia 17 de fevereiro, a medida aplicada representou uma economia de 710 mil metros cúbicos de água na represa, o que representa uma lâmina de 50 cm de água. Com isso, o nível de Itupararanga chegou a 43,88%, acima da meta de 40% estimada pelo Saae Sorocaba como resultado do rodízio.

Nesta data, o prefeito Rodrigo Manga anunciou que o rodízio seria estendido por mais 28 dias, até o dia de hoje (17), para que a represa tivesse uma melhora ainda maior na sua capacidade, chegando pelo menos aos 50%.

Ouça a reportagem de André Fazano!

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

TJ mantém decisão e rejeita embargos no caso dos kits de musicalização em Sorocaba

O Tribunal de Justiça recebeu os embargos de declaração apresentados no processo, mas decidiu rejeitá-los,…

26 minutos atrás

ACSO projeta consumo de Dia das Mães com foco em ‘pequenos luxos’ e tíquete médio de R$ 143

O Dia das Mães (10 de maio) deve movimentar de forma significativa o comércio de…

1 hora atrás

Dia das Mães aumenta expectativas de vendas no comércio brasileiro

O Dia das Mães segue como uma das épocas mais importantes para o comércio brasileiro,…

2 horas atrás

ETA Central passa por melhorias para otimizar abastecimento em Votorantim

A empresa Águas de Votorantim realizará uma paralisação programada da Estação de Tratamento de Água…

2 horas atrás

Mercado eleva previsão da inflação para 4,89% este ano

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA),…

2 horas atrás

Polícia apreende quarto adolescente suspeito de abuso sexual de crianças na zona leste de SP

O quarto e último adolescente suspeito de envolvimento no caso de abuso sexual contra dois meninos, de 7 e…

2 horas atrás