O inverno começou oficialmente neste domingo (21) e deve ser marcado por mudanças bruscas de temperatura em diversas regiões do Estado de São Paulo. Diante da previsão de períodos de frio, dias mais quentes e momentos de baixa umidade do ar, a Defesa Civil reforçou a importância de adotar medidas de prevenção para evitar acidentes e proteger a saúde da população.
Segundo os meteorologistas, a influência do fenômeno El Niño deverá contribuir para um inverno com temperaturas acima da média em boa parte do Brasil. Apesar disso, episódios de frio intenso ainda podem ocorrer ao longo da estação.
Não improvise aquecedores
Entre as principais recomendações está a atenção com formas improvisadas de aquecimento. O uso de fogões, churrasqueiras, lampiões, fogueiras e recipientes com carvão em brasa dentro de residências pode provocar incêndios e aumentar os riscos à saúde devido à má circulação do ar em ambientes fechados.
A Defesa Civil também orienta que aquecedores elétricos sejam utilizados com cautela. É importante evitar sobrecarga de tomadas e extensões, manter os equipamentos em boas condições de funcionamento e afastados de materiais inflamáveis, como cortinas, colchões e móveis.
Cuidado com a hidratação
Além dos cuidados com o frio, a população deve reforçar a hidratação, já que os períodos de baixa umidade do ar podem causar desconfortos respiratórios e outros problemas de saúde. Crianças, idosos, pessoas em situação de vulnerabilidade e animais de estimação merecem atenção especial durante a estação.
Cuidado com o tempo seco
Outro alerta é para o aumento do risco de incêndios em áreas de vegetação durante os períodos mais secos. A orientação é não realizar queimadas e evitar qualquer prática que possa provocar fogo.
No vídeo abaixo, a Defesa Civil apresenta orientações importantes para que a população atravesse o inverno com mais segurança.