O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, anunciou nesta segunda-feira (22) que deixará o cargo após menos de dois anos à frente do governo britânico. Starmer afirmou que permanecerá no posto até a escolha de seu sucessor, para garantir uma transição ordenada de poder.
A decisão ocorre após semanas de crescente pressão dentro do próprio Partido Trabalhista. Integrantes do governo e parlamentares da legenda vinham defendendo a definição de um cronograma para sua saída, diante da queda de popularidade do premiê e do desgaste político enfrentado pelo governo.
Keir Starmer chegou ao poder em 2024 após uma vitória histórica do Partido Trabalhista, encerrando mais de uma década de governos conservadores no Reino Unido. No entanto, sua gestão passou a enfrentar dificuldades em meio a disputas internas, resultados eleitorais considerados decepcionantes para o partido e críticas à condução de algumas decisões políticas.
Entre os nomes apontados como favoritos para sucedê-lo está o trabalhista Andy Burnham, que recentemente retornou ao Parlamento britânico após vencer uma eleição suplementar e ganhou força dentro do partido como possível candidato à liderança.
A saída de Starmer abre uma nova disputa pelo comando do Partido Trabalhista e do governo britânico. Até que o processo seja concluído, ele continuará exercendo normalmente as funções de primeiro-ministro.