Jornalismo

Prazo para prova de vida acaba dia 30 para aposentados e pensionistas

Aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis que ainda não fizeram, junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a comprovação de vida em 2020 ou em 2021, no período de janeiro a junho de 2021, têm até 30 de setembro para se atualizar. A necessidade dessa comprovação foi suspensa de março de 2020 a junho de 2021 como medida de proteção contra a pandemia.

A comprovação de vida deve ser feita na agência bancária onde o beneficiário recebe o pagamento. Quem já tem a biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) pode acessar o aplicativo SouGov.br para consultar a situação da comprovação de vida e obter as orientações para realizá-la por meio de aplicativo móvel.

Algumas instituições bancárias oferecem alternativas como Prova de Vida pelo caixa eletrônico ou por aplicativo móvel. O beneficiário deve confirmar as opções disponíveis e o horário de funcionamento junto ao banco.

O prazo varia conforme o mês em que o recadastramento deveria ter sido feito em 2020. Quem faria a prova de vida em setembro ou outubro de 2020 e ainda não fez a atualização deve realizar o procedimento até o dia 30 de setembro deste ano. 

Notificação

“Aqueles que não fizerem a comprovação de vida até o fim de julho de 2021 serão notificados, até o dia 10 de agosto, para fazê-la no prazo de 30 dias, contados do recebimento da notificação. O prazo limite para fazer a Prova de Vida é 30 de setembro de 2021 para os aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis que não a fizeram durante o período da suspensão da exigência”, informou o INSS, em junho, ao anunciar o retorno da necessidade de comprovação de vida.

A não realização do cadastramento não implica em cancelamento imediato do benefício. Antes disso, há outras duas etapas: bloqueio e suspensão do pagamento. Durante o mês de setembro, quem teve o benefício bloqueado em junho entra agora na etapa de suspensão. Se ainda assim não atualizar os dados nessa segunda etapa, o benefício será cancelado.

A prova de vida deve ser feita uma vez por ano, no mês do aniversário, conforme estabelecido na Portaria nº 244 e Instrução Normativa nº 45, ambas de 15 de junho de 2020.

As informações são da Agência Brasil. Foto: Reprodução.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue em 2024

O Brasil chegou a 4 milhões de casos de dengue só em 2024 . Ao…

5 horas atrás

Prefeitura de Sorocaba amplia orientação sobre queimadas na cidade

Estudos apontam que a maior parte dos incêndios florestais são causados pelo homem, de maneira…

6 horas atrás

Ministério Público denuncia, por homicídio, motorista do Porsche, e pena pode chegar a 30 anos

O MP-SP (Ministério Público de São Paulo) apresentou denúncia, nesta segunda-feira (29), contra Fernando Sastre Filho,…

11 horas atrás

Em 2024, somente quatro estados brasileiros fecharão as contas no azul

De acordo com um estudo conduzido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de…

13 horas atrás

Danilo Balas afirma que não desiste da sua pré-candidatura à prefeitura

O deputado estadual Dani Balas foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro desta segunda-feira (29). Essa…

13 horas atrás

Ator francês Gérard Depardieu foi preso e responde por novas acusações de agressão sexual

O artista está sob custódia policial e deverá responder às denúncias das mulheres, que o…

14 horas atrás