Sorocaba terá ações para acolher moradores de rua e seus animais durante nova onda de frio

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 27/07/2021

A onda de frio que, há poucas semanas, fez a temperatura cair e a população retirar agasalhos e cobertores do armário acena com um retorno ainda mais rigoroso nos próximos dias, em especial na quinta (29) e na sexta-feira (30), segundo os serviços de meteorologia.

Por isso, as equipes que atuam no programa “HumanizAção Inverno”, que oferece atendimento social a pessoas em situação de rua, em Sorocaba, já se preparam para intensificar ainda mais essas ações a partir desta quinta-feira (29), além de incluir mais uma frente de atuação: o acolhimento dos animaizinhos que se encontram fielmente ao lado dessas pessoas nas ruas.

Além de estender o horário da realização dessas abordagens sociais e o número de pontos compreendidos por essa operação na cidade, os agentes que saem às ruas já sabem, por exemplo, que nem todos aceitam o abrigo noturno oferecido no Serviço de Obras Sociais (SOS), por mais difícil que seja permanecer na rua sob as baixas temperaturas. Para amenizar essa situação, cobertores e agasalhos serão, então, oferecidos a essas pessoas que realmente não aceitarem atendimento social.

Outra ação mitigadora visa também os animaizinhos que estão nas ruas na companhia dos seus cuidadores. Eles serão acolhidos pelas unidades de Proteção e Bem-estar Animal, da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), durante a noite, para se abrigarem das temperaturas mais baixas e receberem eventuais cuidados veterinários e, após, serem entregues de volta aos seus cuidadores, tão logo estes também deixem o abrigo.

A refeição completa, o banho quente de chuveiro, as roupas limpas e os cobertores para dormir em uma cama confortável são algumas das outras providências que estarão disponíveis às pessoas em situação de rua. Ao mesmo tempo, atenção e cuidados são os recursos para aquecer igualmente os corações desses que, no dia a dia, não contam com praticamente nada. Todo esse serviço é oferecido por equipes da Controladoria Geral do Município, Secretaria da Cidadania (Secid) e do SOS, com apoio da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), da Saúde (SES), da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Urbes – Trânsito de Transportes. O intuito principal é proporcionar novas oportunidades de vida para essas pessoas, oferecendo suporte na busca por trabalho e ainda no retorno à família de origem, sempre que isso é possível e desejado.

Somente no último mês de junho, desde que teve início a temporada mais fria do ano, 280 pessoas foram encaminhadas para acolhimento social no SOS, 899 foram atendidas no Centro de Triagem, que é um equipamento da própria Prefeitura, e 114 receberam auxílio para retornar à família.

Nas redes sociais, o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), pediu que as pessoas ajudem o programa “HumanizAção Inverno”, informando os locais onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, pelos telefones: (15) 3229-0777 (SOS), 153 (GCM) ou (15) 3212-6900 (Secid).

Com informações da Secom Sorocaba

Foto: Secom Sorocaba


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo