Sorocaba tem queda de 43% no número de casos e de 26% dos óbitos por Covid-19

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 27/07/2021

A cidade de Sorocaba registrou, nesta segunda-feira (26), redução de 56,4% do número de internados por Covid-19 em leitos públicos e particulares. Nesta data, segundo o Boletim Epidemiológico da Secretaria da Saúde (SES), 248 pacientes estavam internados em leitos Covid. Ou seja, uma queda de 321 leitos ocupados, em comparação ao último dia 26 de junho.

O município também apresentou redução de 43% do número de casos confirmados de Covid-19. Entre os dias 1 e 26 de julho, Sorocaba computou 5.855 casos confirmados, uma baixa de 4.415 notificações positivas, no comparativo com o mesmo período do mês de junho.

A terceira redução epidemiológica na cidade foi a de óbitos. O número caiu em 26,6%. De acordo com o Boletim da SES, entre os dias 1 e 26 de julho, o município registrou 265 óbitos confirmados da Covid-19, uma diminuição de 96, na relação com o mesmo período do mês anterior.

Outra melhoria no cenário da pandemia na cidade foi a fila de espera por internação em leito Covid, que está zerada desde o dia 10 de julho, ou seja, 16 dias seguidos sem nenhuma espera.

Para o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, a importante redução desses números representa o início do fim de uma guerra contra a Covid e o trabalho sério realizado por esta gestão na vacinação, no combate às aglomerações, como os “pancadões”, e no fortalecimento da assistência à saúde. “Já vacinamos com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 quase 80% da população adulta da nossa cidade. Além disso, realizamos operações constantes no combate aos pancadões e aglomerações, além de investir em estrutura de saúde própria nas unidades de urgência e emergência, com a ampliação em mais de 200% dos leitos Covid, garantindo a assistência da população e fazendo com que esse investimento fique no município para o atendimento da população, depois que tudo isso passar, como na realização dos mutirões de saúde, para zerar as filas de exames, consultas e cirurgia”, destaca.

O secretário da Saúde, Dr. Vinicius Rodrigues, reforça que, apesar da melhora do quadro epidemiológico, é fundamental que as pessoas continuem seguindo todos os protocolos sanitários preventivos à Covid-19, como uso de máscara, álcool em gel e mantendo o distanciamento social. “A pandemia ainda não acabou e precisamos da conscientização de todos para vencer essa guerra”, enfatiza.

Com informações da Secom Sorocaba

Foto: Secom Sorocaba


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo