Ministério da Saúde estuda reduzir intervalo da 2.ª dose da Pfizer

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 26/07/2021

A secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde, Rosana Leite, defendeu nesta segunda-feira (26) que as vacinas disponíveis sejam usadas neste momento para garantir “o maior número possível” de pessoas com a primeira dose. Todavia, com a chegada de mais imunizantes da Pfizer/BioNTech, ela admitiu que a pasta estuda reduzir o intervalo entre as doses.

“O que nos preocupa muito é a variante Delta. Já temos 98 países na qual ela se encontra, e ela tem mostrado que vai a uma preponderância. Aqui no Brasil, ainda prepondera a P.1. Os estudos demonstram que qualquer que seja a vacina presente aqui no nosso país, ela protege as formas graves. Então, o norteador nosso é vacinar o máximo possível com D1 [1ª dose].”

Atualmente, o PNI (Programa Nacional de Imunizações) determina que a segunda dose da Pfizer seja administrada após 12 semanas. Não há previsão em bula para isto, mas estudos sugerem que não há prejuízo no intervalo maior.

A possibilidade estudada pelo governo é de aplicar a Pfizer com o período estabelecido na bula, de 21 dias.

“Teremos muitas vacinas e pensaremos talvez em reduzir este intervalo”, disse a secretária ao pontuar que há previsão de 63 milhões de doses para agosto.

Com informações do Portal R7


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo