Julho Verde: campanha aborda prevenção e diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 23/07/2021

O Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço é celebrado no dia 27 de julho e por isso neste mês a campanha “Julho Verde” é lembrada pelos médicos.

São cerca de 41 mil novos casos anualmente, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), o diagnóstico precoce e o rápido início do tratamento são fundamentais para a cura do câncer de cabeça e pescoço. Um dos principais problemas para o tratamento é a detecção tardia, que ocorre em 60% dos casos, deixando sequelas no paciente.

Segundo levantamento do Inca, o câncer de boca, laringe e demais sítios é hoje o segundo mais frequente entre os homens, atrás somente do câncer de próstata. Nas mulheres, prepondera o câncer da tireoide, sendo o quinto mais comum entre elas.

Outro alvo também atinge fumantes e pessoas que fazem uso frequente de bebidas alcoólicas. Porém é cada vez mais frequente o diagnóstico da doença em indivíduos jovens (menores que 45 anos), sem a exposição a estes fatores, com tumores originados pelo HPV.

O repórter André Fazano conversou com a oncologista Gabriela Filgueiras, da Ong Maple Tree, que fala sobre o “Julho Verde”.

Ouça!


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo