Comissões da OAB Sorocaba repudiam emenda de vereador que cita cota para “transnegros”

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 29/06/2021

A apresentação de uma emenda pelo vereador Dylan Dantas (PSC) a projetos de lei que tramitam na Câmara dispondo sobre a criação de cotas para afrodescendentes nas peças de propaganda oficial da Prefeitura foi repudiada pelo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Sorocaba e pelas Comissões de Resgate Histórico do Negro da Advocacia e de Direitos Humanos da OAB Sorocaba.

A entidade afirma que a iniciativa pode favorecer fraudes além de reforçar o racismo estrutural.

O parlamentar propõe que “transnegros” também possam ser contemplados na produção dos materiais publicitários e na emenda, esclarece que o termo se refere ao “indivíduo de qualquer etnia que se declara negro”. 

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Sorocaba, Hugo Bruzi Vicari, conversou com o repórter Caio Rossini e disse que as declarações debochadas que usam o termo de “transnegro”, seguem na contramão da luta por igualdade racial.

O advogado Hugo Bruzi Vicari concedeu entrevista ao Jornal das 5

A reportagem da Cruzeiro FM também ouviu o vereador Dylan Dantas (PSC) que explicou porque resolveu criar a emenda e disse que não tem a intenção de prejudicar negros, nem de debochar contra a comunidade negra, mas sim contra as ideologias do Psol.

O vereador Dylan Dantas (PSC)

Ouça!


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo