Em sessão com muito bate-boca, Cláudio do Sorocaba I é eleito presidente da Câmara Municipal

Publicado por departamento de Jornalismo Cruzeiro FM 92,3 em 01/01/2021

O vereador Cláudio do Sorocaba I (PL) foi eleito o presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal para um mandato de dois anos (2021-2022) em uma sessão marcada por muita confusão e bate-boca, entre os parlamentares da oposição e os governistas.

A eleição dele já era dada como certa porque tinha anunciado que tinha a maioria dos votos dos vereadores.

O vereador Cláudio do Sorocaba I teve 13 votos, a vereadora Iara Bernardi (PT) teve 4 votos e o vereador Péricles Régis (MDB) teve 3 votos.

A Câmara ainda elegeu os demais cargos da Mesa Diretora, com a maior parte dos cargos ocupados por vereadores que apoiam o prefeito Rodrigo Manga, que também deve ter a maioria na Casa.

1.° vice-presidente – Luis Santos (Republicanos)

2.° vice-presidente – Fausto Peres (Podemos)

3.° vice-presidente – Cícero João (PTB)

1.° secretário – Fábio Simoa (Republicanos)

2.° secretário – João Donizeti (PSDB)

3.° secretário – Silvano Jr. (Republicanos)

Vereadores eleitos para a Mesa Diretora 2021-2022

No seu discurso de posse, o vereador Cláudio destacou que volta à Câmara para iniciar o seu 4.° mandato, depois de 4 anos fora e afirmou que não vai virar as costas para os colegas “nem baixar a cabeça para ninguém”

Disse que é ” vereador aliado, mas não alienado” e que todos querem o melhor para a cidade sem deixar que a cidade fique parada como nos últimos quatro anos.

Ele destacou que o trabalho dos vereadores é aprovar projetos para ajudar a população sorocabana.

A confusão

Antes da votação, a vereadora Iara Bernardi (PT) pediu um tempo para que pudesse apresentar suas propostas como candidata à presidência da Casa.

Os parlamentares Luis Santos e Cristiano Passos, ambos do Republicanos, discordaram do pedido afirmando que o Regimento Interno não prevê este momento de discurso dos candidatos.

Já a vereadora Fernanda Garcia (Psol) e o vereador Péricles Régis (MDB) defenderam o espaço para os postulantes. O vereador Fernando Dini (MDB), que foi o último presidente da Casa antes desta legislatura, pediu que houvesse a votação sobre o tema.

Os vereadores Péricles Régis, Iara Bernardi e Cláudio do Sorocaba I se apresentaram como candidatos.

Francisco França (PT) defendeu o debate democrático e disse que os vereadores da direta fogem do debate, porque os parlamentares Vinicius Aith (PRTB) e Dylan Dantas (PSC) defenderam que as propostas não precisavam ser apresentadas em discurso porque os candidatos tiveram mais de um mês para procurar os vereadores e mostrar suas propostas, além desta possibilidade não ser prevista pelo regimento.

A maioria dos vereadores votou contra o discurso dos candidatos e a vereadora Iara não concordou com a decisão e houve bate-boca entre ela e o vereador Vitão do Cachorrão.

No momento da votação, os vereadores Francisco França (PT), Fernanda Garcia (Psol) e Péricles Régis(MDB) criticaram a decisão dos colegas e também a condução do vereador Vitão durante a polêmica.

A posse dos vereadores

Na sessão de posse, o vereador Vitão do Cachorrão (Republicanos) assumiu a presidência da sessão por ter sido o vereador mais votado de Sorocaba nas eleições municipais e o vereador Fausto Peres (Podemos), que atuou como secretário.

Também compuseram a mesa, o deputado federal Marcos Pereira, que é presidente nacional do Republicanos, partido do prefeito eleito Rodrigo Manga, e também o deputado federal Capitão Derrite (PL).

Mesa da sessão solene de posse

Na sequência, os demais 19 vereadores eleitos foram chamados para ocupar seus lugares no plenário.

Por causa do retorno à fase vermelha do Plano São Paulo, não foi possível a presença de convidados.

O vereador Vitão do Cachorrão conduziu os trabalhos e deu posse aos parlamentares da 18.ª Legislatura, para o mandato de 2021-2024.

No seu discurso, ele relembrou a origem humilde e disse que não vai perder sua essência e destacou que os vereadores estão lá para atender à população. “O gabinete aqui é do povo”, disse Vitão.

Os vereadores receberam o diploma do TRE-SP e os exemplares da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno da Câmara.

Vereadores empossados com o prefeito Rodrigo Manga e o vice-prefeito Fernando Martins

Tomaram posse os 20 vereadores eleitos: Vitão do Cachorrão (Republicanos), Iara Bernardi (PT), Péricles Régis (MDB), Fernando Dini (MDB), Fernanda Garcia (Psol), Cristiano Passos (Republicanos), João Donizeti (PSDB), Silvano Jr. (Republicanos), Fábio Simoa (Republicanos), Hélio Brasileiro (PSDB), Luis Santos (Republicanos), Fausto Peres (Podemos), Vinícius Aith (PRTB), Francisco França (PT), Rodrigo do Treviso (PSL), Ítalo Moreira (PSC), Dylan Dantas (PSC), Cícero João (PTB), Salatiel Hergesel (PDT) e Cláudio Sorocaba 1 (PL).

Ouça a reportagem de André Fazano!

Edição – Alessandra Santos


Você está ouvindo

Cruzeiro FM 92,3 Mhz

A número 1 em jornalismo