A vice-prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, esteve no final desta manhã na Câmara Municipal de Sorocaba para tomar conhecimento da recomendação expedida pelo promotor Orlando Bastos Filho de que ela assuma imediatamente o cargo de prefeita, em substituição ao prefeito José Crespo que está na Espanha.
O prefeito José Crespo embarcou para Barcelona, na Espanha, na tarde da última quinta-feira (08), para participar do Smart City Expo World Congress, congresso organizado pela Fira Barcelona, uma das mais importantes plataformas de feiras comerciais da Europa, que atua como impulsionadora econômica.
Crespo deve reassumir o cargo no dia 21 de novembro e segundo a Prefeitura, havia o entendimento de que a Lei Orgânica determina que o vice-prefeito assuma a função de Chefe do Executivo no afastamento do prefeito que seja superior a 15 dias. Neste caso, a viagem de Crespo será de 12 dias.
A vice-prefeita disse que leu o ofício do promotor Orlando Bastos Filho e que o documento deixa claro que ela deve assumir a Chefia do Executivo de forma automática, mesmo sem a transmissão do cargo.
Jaqueline afirmou que vai assumir o cargo para também não ser acusada de improbidade administrativa pelo Ministério Público.
Nota da Prefeitura de Sorocaba
A Secretaria Municipal de Comunicação e Eventos (Secom) nos encaminhou a seguinte nota:” A recomendação do promotor contraria a Lei Orgânica do Município. Esta Prefeitura cumpre o que determina a lei. Além disso, recomendação não é decisão judicial. Mais: não há vacância do cargo. O prefeito despacha normalmente de onde está, inclusive o fez hoje”.
Ouça a participação do repórter Caio Rossini com a vice-prefeita Jaqueline Coutinho!!!
A Formula 1 confirmou o cancelamento de duas etapas da temporada 2026: o Grande Prêmio…
Especialistas do setor de energia e entidades ligadas ao petróleo afirmam que os aumentos considerados…
A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que regulamenta a venda e o…
A sexta rodada do Campeonato Brasileiro Série A começa neste sábado (14) com dois jogos…
Morreu neste sábado (14), aos 96 anos, o filósofo e sociólogo alemão Jürgen Habermas, considerado…
O Congresso Nacional deve promulgar na próxima terça-feira (17), em sessão solene, o decreto legislativo…