Jornalismo

"A ideia do museu é expandir e melhorar o projeto Olhar Sensível", diz presidente do Macs

A presidente do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs), Cristina Delanhesi, participou do Jornal da Cruzeiro 1ª Edição desta quinta-feira (1) e falou sobre a exposição “Olhar sensível”, que abre as portas para a visitação neste sábado (3).
Durante entrevista, Cristina falou também sobre o barracão e o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Macs.
Saiba mais!
O MACS (Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba) abre ao público, no próximo sábado (3), a exposição “Olhar Sensível”, ação piloto, com foco artístico e de inclusão para deficientes visuais. O projeto consiste em um workshop para deficientes visuais e uma exposição no MACS – Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba e na Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS) com o resultado desse workshop.
Por meio de uma ação inédita até então para Sorocaba, o projeto executou um workshop de fotografia no MACS, como parte do projeto educativo de inclusão.
Através do apoio da ASAC – Associação Sorocabana de Atividades para Deficientes Visuais, o museu recebeu treze pessoas, com diferentes graus de deficiência visual que passaram por um processo de sensibilização fotográfica de conteúdo teórico e prático, produzindo fotos de diversos tipos: objetos, retratos e paisagens. O grupo teve a orientação de Teco Barbero, jornalista e fotógrafo com baixa visão e a coordenação de todo o processo da artista visual Silvana Sarti.
Entre outras atividades os inscritos fizeram registros fotográficos de objetos com os quais têm alguma ligação afetiva. O resultado dessa ação está neste catálogo, onde apresentamos uma fotografia de cada participante.
Além da impressão comum em papel museológico as mesmas passaram por tratamento e foram impressas tridimensionalmente pelo FabLab da Facens, e impressas em papel especial térmico, que apresenta relevo possível de toque pelo SENAI Itu. As imagens foram produzidas com câmeras doadas pela empresa We Print – Fine Art.
A exposição é conduzida com medição especial feita por um deficiente visual e um mediador cultural treinados para orientar os mais diversos públicos através da vivencia de uma exposição tátil em três técnicas de impressão.

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Ator francês Gérard Depardieu foi preso e responde por novas acusações de agressão sexual

O artista está sob custódia policial e deverá responder às denúncias das mulheres, que o…

28 minutos atrás

Brasil precisaria comprar 400 mil tornozeleiras para vigiar agressores de mulheres

O Brasil precisaria comprar 399.882 tornozeleiras eletrônicas para cumprir a recomendação do Ministério da Justiça e Segurança…

3 horas atrás

Casas Bahia entra com pedido de recuperação extrajudicial

A Casas Bahia entrou com pedido de recuperação extrajudicial para dívidas que somam R$ 4,1 bilhões. O…

3 horas atrás

Destruição causada por tornados deixaram ao menos 4 mortos nos EUA

Pelo menos quatro pessoas morreram, incluindo um bebê de quatro meses, e dezenas ficaram feridas…

3 horas atrás

Na Agrishow, BNDES lança nova linha de crédito para produtores

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou a linha CPR BNDES, sua…

4 horas atrás

Homem morre após ser atropelado por carro em rodovia de Porto Feliz

Um homem morreu após ser atropelado por um carro na rodovia Marechal Rondon (SP-300), em…

19 horas atrás