Começa oficialmente nesta quarta-feira (14) a Campanha da Fraternidade deste ano. O tema escolhido pela Igreja Católica é “Fraternidade e superação da violência”, com o lema “Em Cristo somos todos irmãos”. Na solenidade de lançamento, ocorrida no último dia 3, no Centro Arquidiocesano de Pastoral, o arcebispo metropolitano de Sorocaba, dom Julio Endi Akamine falou da importância da sociedade praticar a “justiça restaurativa”.
Em sua fala no evento de lançamento da campanha, dom Julio explicou que o auge da Campanha acontece nos 40 dias entre a Quarta-feira de Cinzas e o Sábado de Aleluia, véspera do Domingo de Páscoa, mas ela é desenvolvida ao longo de todo o ano. Ele também comentou o texto-base do tema, bem como os subsídios que devem nortear o trabalho dos diversos grupos envolvidos nas ações dos paroquianos.
Numa época de tanta violência, o arcebispo disse que cabe à nação, como sociedade politicamente organizada, se amparar na Justiça, promovendo o bem comum e a participação de todos. A autoridade eclesiástica lembrou ainda que a violência não ocorre apenas no mundo real, mas também no virtual, destacando a proliferação de fake news, mensagens deturpadas e manifestações de ódio entre as pessoas. “As redes socias aproximam aqueles que estão longe e separam os que estão perto”, comparou.
Ainda sobre a questão virtual, o arcebispo dom Julio lembrou que a situação de conflito passa do virtual para o real, e alertou que “nas relações virtuais você pode deletar (pessoas), mas nas relações reais você pode deletar as pessoas?”, questionou.
O Senado Federal rejeitou nesta terça-feira a indicação de Jorge Messias para uma vaga no…
O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central reduziu, nesta quarta-feira (29), a taxa básica…
O nome de Jorge Messias, advogado-geral da União e indicado de Lula para assumir uma cadeira…
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai limitar pedidos de aposentadorias, pensões e auxílios para evitar…
A pedreira Ponte Alta da empresa Votorantim Cimentos foi interditada nesta quarta-feira (29), pelo Ministério do…
O prazo para os interessados em solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame…