Jornalismo

Governador de SP promete inaugurar Hospital Estadual de Sorocaba em março

O novo Hospital Estadual de Sorocaba tem previsão de ser inaugurado e entrar em funcionamento até o final de março e será gerenciado por cinco anos pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM). A SPDM é qualificada como Organização Social de Saúde e assinou contrato com o governo do Estado em dezembro do ano passado, no valor total estimado para o período de R$ 560.906.472,03, cujos recursos sairão do Fundo Estadual da Saúde. O Cruzeiro do Sul teve acesso ao contrato de gestão assinado entre as partes e que já foi publicado no Diário Oficial do Estado. Por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), o contrato de gestão prevê, em suas 27 páginas, que a associação será responsável pelo gerenciamento e execução de atividades e serviços de saúde a serem desenvolvidos no novo Hospital Regional de Sorocaba, além de diversas outras obrigações.
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse, em entrevista à TV TEM de Jundiaí, no dia 30 de janeiro, que o novo hospital deve entrar em operação no fim de março. “Agora em março fica pronto o novo Hospital Estadual de Sorocaba e no fim de março ele deverá entrar em operação”, afirmou. Alckmin também citou a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina como a escolhida para gerenciar o complexo hospitalar.
O novo Hospital Estadual de Sorocaba está localizado na altura do km 106 da rodovia Raposo Tavares, sentido capital, e segundo a Secretaria de Estado da Saúde o investimento total para a implantação do complexo hospitalar, incluindo obra civil, equipamentos médicos e mobiliários é de mais de R$ 269 milhões.
A nova unidade prestará serviços de atendimento de urgências e emergências e terá 260 leitos, que serão ativados progressivamente, para atender à população do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Instituto de Assistência Médica do Servidor Público Estadual (IAMSPE). “As metas de produção estão estimadas no contrato e podem ser modificadas conforme a ativação da unidade”, disse a Secretaria.
Sobre a escolha da SDPM, a pasta estadual disse que esta foi escolhida após chamamento público para gerenciar e executar as atividades e serviços assistenciais do novo hospital. “A SPDM existe desde 1933, é composta por professores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e parceira do Estado por meio de convênios de gestão de hospitais e ambulatórios em diversos locais do País.”
No site da Associação na internet, na parte “o que fazemos”, consta que ela gerencia atualmente, em parceria com a gestão pública, hospitais e programas de saúde em pelo menos três Estados: São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Já na parte “quem somos”, a SPDM se define como uma associação civil, de natureza filantrópica, reconhecida como entidade de utilidade pública federal, estadual e municipal, sendo parceria do poder público em diversos convênios estaduais e municipais.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, a SPDM também será responsável pela contratação e capacitação de profissionais, cujos processos já estão em andamento como a divulgação de vagas. “Mais de mil colaboradores deverão ser contratados em regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), gradativamente, conforme o cronograma de ativação da unidade”, afirma a Secretaria de Estado da Saúde.

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Procon Móvel atenderá em três locais na próxima semana

A unidade do Procon Móvel de Sorocaba estará em três endereços na próxima semana. A…

14 horas atrás

Dia da Língua Portuguesa: idioma é falado por 260 mi e abriga 400 mil palavras

Neste domingo (5), comemora-se o Dia da Língua Portuguesa, uma das mais faladas no mundo.…

14 horas atrás

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul já afetaram 510.585…

15 horas atrás

Madonna no Brasil: cantora leva 1,6 milhão a Copacabana, diz Riotur

O show da Madonna no Rio de Janeiro levou 1,6 milhão de pessoas para a…

16 horas atrás

Depois de adiamentos, Congresso analisa vetos presidenciais nesta semana

Depois de diversos adiamentos, deputados e senadores se reúnem na quinta-feira (9) para a sessão…

16 horas atrás

Quase 2/3 das cidades foram afetadas pelas tempestades devastadoras no RS

Quase 2/3 das cidades do Rio Grande do Sul foram afetadas pelas tempestades devastadoras que ocorreram ao…

16 horas atrás