Jornalismo

Cadastro aprovado na Câmara dos Deputados ajudará na busca por desaparecidos no Brasil

Só quem já teve um ente querido ou amigo desaparecido sabe a dor causada pela incerteza de onde está e como está essa pessoa. No Brasil, mais de 693 mil boletins de ocorrência de cidadãos desaparecidos foram registrados entre 2007 e 2016 – 71 mil deles só no ano passado. Em média, 190 pessoas desapareceram por dia nos últimos dez anos, o equivalente a um sumiço a cada 8 horas. Esses dados fazem parte do Fórum de Segurança Pública. Na tentativa de tornar mais eficaz a busca de pessoas no país, a Câmara dos Deputados aprovou nessa quinta-feira um projeto de lei que cria um cadastro nacional de desaparecidos.
A matéria, que institui a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas, determina às autoridades nacionais e estaduais de segurança pública a consolidação e compartilhamento de informações sobre os registros desses casos. Cadastro semelhante já existe no Brasil, porém sem rigor na atualização.
De acordo com a lei aprovada no pacotão da segurança votado pela Câmara ao longo desta semana, os governos estaduais que não atualizarem seus dados serão penalizados: não poderão receber recursos não obrigatórios da União nem firmar convênios federais. Regionalmente, essa obrigação será das secretarias de Segurança. Nacionalmente, ficará a cargo do Ministério da Justiça.
Ficou estabelecida também a criação de um banco de dados genéticos de desaparecidos. Isso deverá auxiliar na identificação de crianças que são encontradas muitos anos depois e que estejam diferentes fisicamente.
O texto aprovado em plenário foi de autoria da deputada Eliziane Gama, do PPS do Maranhão. De acordo com ela, a busca imediata é fundamental por para se encontrar alguém desaparecido, daí a necessidade dessa atualização dos dados todos os dias.
Ficará também a cargo dos hospitais, albergues e das clínicas de saúde informar às autoridades públicas o ingresso de pessoas sem a devida identificação. A criação de um cadastro nacional de desaparecidos foi aprovada em votação simbólica, ou seja, sem necessidade de cada deputado registrar seu voto. Segue agora para apreciação do Senado Federal.

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue em 2024

O Brasil chegou a 4 milhões de casos de dengue só em 2024 . Ao…

8 horas atrás

Prefeitura de Sorocaba amplia orientação sobre queimadas na cidade

Estudos apontam que a maior parte dos incêndios florestais são causados pelo homem, de maneira…

9 horas atrás

Ministério Público denuncia, por homicídio, motorista do Porsche, e pena pode chegar a 30 anos

O MP-SP (Ministério Público de São Paulo) apresentou denúncia, nesta segunda-feira (29), contra Fernando Sastre Filho,…

14 horas atrás

Em 2024, somente quatro estados brasileiros fecharão as contas no azul

De acordo com um estudo conduzido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de…

16 horas atrás

Danilo Balas afirma que não desiste da sua pré-candidatura à prefeitura

O deputado estadual Dani Balas foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro desta segunda-feira (29). Essa…

16 horas atrás

Ator francês Gérard Depardieu foi preso e responde por novas acusações de agressão sexual

O artista está sob custódia policial e deverá responder às denúncias das mulheres, que o…

17 horas atrás