Destaque

Termina nesta sexta-feira janela para migração de partidos políticos

Mais uma etapa do calendário eleitoral é concluída nesta sexta-feira (03), com o fim do prazo da janela partidária. Nos últimos 30 dias, políticos com mandato parlamentar puderam mudar de partido sem o risco de perder mandato. .

A mudança só é permitida para quem ocupa cargos obtidos em eleições proporcionais, como os deputados federais, estaduais e distritais.  A Justiça Eleitoral entende que o chamado quociente eleitoral, aplicado a esse sistema de eleição, valoriza mais a legenda do que a candidatura em si.

O modelo de eleição proporcional contabiliza os votos das legendas e das federações na divisão das vagas. Isso significa que não é eleito necessariamente quem tem mais votos porque o resultado depende também do número de votos na legenda.

A cada ano eleitoral, a janela partidária corresponde a um período de 30 dias corridos em que parlamentares possam mudar de partido sem perder o mandato. Esse período sempre acontece seis meses antes do pleito.

Quem troca de partido fora desse período perde o mandato porque o cargo pertence à legenda. Segundo o TSE, existem somente duas situações que permitem a mudança de sigla, fora da janela partidária, sem punição. 

Os casos ocorrem quando a legenda se desvia do próprio programa partidário ou quando ocorre grave discriminação pessoal. 

Para os cargos de presidente da República, senadores e governadores não há janela partidária. Nesses casos, a eleição é majoritária, ou seja, vence quem que obtêm mais votos.

Até o início dessa semana, no Congresso Nacional, o PL foi o partido que mais ganhou novos deputados a partir da janela partidária. Foram sete ao todo, ficando então com 94 parlamentares. E o União foi o que mais perdeu: seis no total. Terá, agora, 52 deputados.

Outros oito partidos tiveram alterações, ganhando ou perdendo: PP, Podemos, PSD, Republicanos, MDB, PSDB, Solidariedade e o Missão.

Com informações da Agência Brasil.

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

André Fazano
Compartilhar

Notícias recentes

Dia do Fico: Manga anuncia que permanece no cargo de Prefeito de Sorocaba

Utilizando as redes sociais, o Prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, anunciou nesta sexta-feira (03) que…

6 horas atrás

Conselho de Segurança da ONU vota proposta que autoriza uso da força no Estreito de Ormuz; entenda

O Conselho de Segurança da ONU deve votar nesta sexta-feira (3) uma proposta apresentada pelo…

9 horas atrás

Fachin rebate relatório de comitê dos EUA sobre liberdade de expressão

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, rebateu as acusações de censura…

10 horas atrás

Google começa a liberar função que permite alteração no endereço de e-mail

O Google começou a liberar uma nova função que permite aos usuários alterar o endereço…

11 horas atrás

Cápsula Orion deixa órbita da Terra e astronautas seguem rumo a Lua

A cápsula Orion, da missão Artemis II, realizou com sucesso, na noite desta quinta-feira (2),…

12 horas atrás

Parlamento de Portugal aprova mudança em lei que pode afetar emigrantes brasileiros

O Parlamento de Portugal aprovou nesta quarta-feira (1º) mudanças na Lei da Nacionalidade que tornam…

14 horas atrás