Notícias

Senadores alcançam mínimo de assinaturas para criar CPI contra Moraes e Toffoli

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) anunciou nesta segunda-feira (9) que alcançou ao menos 29 assinaturas para pedir a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes e Dias Toffoli no caso do Banco Master.

O número ultrapassa o mínimo necessário para a criação da comissão, mas o senador afirmou que vai continuar a coleta até atingir um número “mais seguro” para protocolar o pedido, que deve ser apresentado ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), ainda nesta segunda.

Até o momento, senadores dos partidos MDB, PL, Novo, PP, União Brasil, PSDB, Republicanos, PSD, PSB e Podemos apoiaram a iniciativa.

O objetivo do grupo será apurar as condutas dos ministros do Supremo e suas relações com o banqueiro Daniel Vorcaro.

Informações encontradas pela Polícia Federal no celular de Vorcaro indicam relação entre o empresário e Moraes há pelo menos dois anos. O ministro nega ter conversado com o dono do Banco Master.

“Sem condenação antecipada, mas com muita firmeza, vamos realizar uma investigação absolutamente necessária para resgatar a confiança dos brasileiros nas instituições. O Brasil só será uma verdadeira república democrática quando todos estiverem submetidos ao mesmo rigor da lei”, disse Vieira pelas redes sociais.

Já temos as 27 assinaturas, mínimo necessário para a criação da CPI que vai apurar a conduta dos ministros Toffoli e Moraes no caso Master. Vamos continuar a coleta até um número mais seguro e em seguida o pedido será protocolado. Sem condenação antecipada, mas com muita firmeza,…— Alessandro Vieira (@_AlessandroSE) March 9, 2026

Veja quem assinou o pedido de criação da CPI até o momento:

  • Alessandro Vieira (MDB-SE)
  • Flávio Bolsonaro (PL-RJ)
  • Astronauta Marcos Pontes (PL-SP)
  • Eduardo Girão (Novo-CE)
  • Magno Malta (PL-ES)
  • Luis Carlos Heinze (PP-RS)
  • Sergio Moro (União-PR)
  • Esperidião Amin (PP-SC)
  • Carlos Portinho (PL-RJ)
  • Styvenson Valentim (PSDB-RN)
  • Marcio Bittar (PL-AC)
  • Plínio Valério (PSDB-AM)
  • Jaime Bagattoli (PL-RO)
  • Oriovisto Guimarães (PSDB-PR)
  • Damares Alves (Republicanos-DF)
  • Cleitinho (Republicanos-MG)
  • Hamilton Mourão (Republicanos-RS)
  • Vanderlan Cardoso (PSD-GO)
  • Jorge Kajuru (PSB-GO)
  • Margareth Buzetti (PP-MT)
  • Alan Rick (Republicanos-AC)
  • Wilder Morais (PL-GO)
  • Izalci Lucas (PL-DF)
  • Mara Gabrilli (PSD-SP)
  • Marcos do Val (Podemos-ES)
  • Rogerio Marinho (PL-RN)
  • Flávio Arns (PSB-PR)
  • Laércio Oliveira (PP-SE)
  • Dr. Hiran (PP-RR)

(Portal R7)

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Haddad deixa Fazenda na semana que vem para disputar Governo de SP

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deixará o governo Lula (PT) na semana que vem para concorrer ao…

2 horas atrás

Dado Dolabella deixa MDB cinco dias após anunciar pré-candidatura a deputado

O ator e cantor Dado Dolabella, 45, anunciou nesta segunda-feira (9) sua desfiliação do Movimento Democrático…

2 horas atrás

Israel bombardeia alvos do Hezbollah no Líbano, e Irã ataca aliados dos EUA no 10º dia de guerra

O conflito entre Estados Unidos, Israel e Irã entrou no décimo dia nesta segunda-feira (9), marcado por ataques a alvos…

2 horas atrás

Motoristas realizam paralisação do transporte público nesta segunda-feira em Sorocaba

Motoristas de ônibus realizaram uma paralisação na tarde desta segunda-feira (9) para cobrar melhorias no…

2 horas atrás

Haddad deve deixar Ministério da Fazenda para disputar o governo de São Paulo

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deve deixar o cargo na próxima semana para disputar…

2 horas atrás

Mobilidade Urbana: Campestrini fala dos riscos da alta velocidade por parte de caminhoneiros nas estradas

O especialista em trânsito Renato Campestrini comenta no quadro Mobilidade Urbana do Jornal de Sábado…

4 horas atrás