Destaque

Bicicletas motorizadas têm regras alteradas pelo Contran

Barulhentas e cada vez mais presentes nos bairros de Sorocaba, as bicicletas motorizadas se popularizaram principalmente entre adolescentes e também entre trabalhadores que utilizam o veículo para complementar a renda com entregas por aplicativo.

No entanto, as regras para circulação desses veículos mudaram.

De acordo com a Resolução nº 996 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada no início deste ano, bicicletas motorizadas que se enquadram como ciclomotores — ou seja, com até 50 cilindradas ou potência de até 4 kW e equipadas com acelerador — passam a exigir Carteira Nacional de Habilitação (categoria A) ou Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), além de registro, emplacamento, licenciamento e uso obrigatório de capacete.

Ouça a entrevista abaixo

O repórter Vinicius Lara conversou com o supervisor de trânsito Dias, da Secretaria da Mobilidade (Semob) de Sorocaba, sobre as novas regras do Contran.

Reclamações sobre barulho

Outra queixa recorrente da população envolve o barulho provocado por alguns condutores, que circulam repetidamente pelas ruas dos bairros.

De acordo com a Secretaria da Mobilidade, moradores que se sentirem prejudicados podem registrar reclamação para que a fiscalização seja acionada. O contato pode ser feito pelo WhatsApp da Semob: (15) 99183-0037.

A orientação das autoridades é que os proprietários busquem a regularização e respeitem as normas de trânsito, garantindo mais segurança e tranquilidade para todos.

Vinicius Lara
Compartilhar

Notícias recentes

Vigilância Sanitária interdita açougue no Éden 

A Vigilância Sanitária de Sorocaba realizou a interdição de um açougue no bairro Éden, na…

5 horas atrás

Santa Casa de Sorocaba inaugura 50 leitos revitalizados de UTI

A Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba inaugurou na tarde desta quinta-feira (23), a revitalização…

5 horas atrás

Secretária pede exoneração e Secretaria de Educação tem terceira mudança no Governo Weber Manga

A Secretaria de Educação de Votorantim passou por mais uma mudança no comando. A então…

7 horas atrás

Justiça libera R$ 2,8 bilhões para pagar atrasados do INSS

O CJF (Conselho da Justiça Federal) liberou R$ 2,8 bilhões para pagar atrasados do INSS (Instituto Nacional do Seguro…

8 horas atrás

Ministério da Saúde alerta para risco de casos de sarampo após Copa

O Ministério da Saúde emitiu alerta sobre o risco iminente de reintrodução e disseminação do…

9 horas atrás

Padre Flávio fala de inauguração de obras na Santa Casa e alerta sobre a importância das vacinas

https://youtu.be/mAoyZYgDGGg O padre Flávio Jorge Miguel Júnior, presidente da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba,…

10 horas atrás