Bicicletas motorizadas têm regras alteradas pelo Contran
Barulhentas e cada vez mais presentes nos bairros de Sorocaba, as bicicletas motorizadas se popularizaram principalmente entre adolescentes e também entre trabalhadores que utilizam o veículo para complementar a renda com entregas por aplicativo.
No entanto, as regras para circulação desses veículos mudaram.
De acordo com a Resolução nº 996 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada no início deste ano, bicicletas motorizadas que se enquadram como ciclomotores — ou seja, com até 50 cilindradas ou potência de até 4 kW e equipadas com acelerador — passam a exigir Carteira Nacional de Habilitação (categoria A) ou Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), além de registro, emplacamento, licenciamento e uso obrigatório de capacete.
O repórter Vinicius Lara conversou com o supervisor de trânsito Dias, da Secretaria da Mobilidade (Semob) de Sorocaba, sobre as novas regras do Contran.
Outra queixa recorrente da população envolve o barulho provocado por alguns condutores, que circulam repetidamente pelas ruas dos bairros.
De acordo com a Secretaria da Mobilidade, moradores que se sentirem prejudicados podem registrar reclamação para que a fiscalização seja acionada. O contato pode ser feito pelo WhatsApp da Semob: (15) 99183-0037.
A orientação das autoridades é que os proprietários busquem a regularização e respeitem as normas de trânsito, garantindo mais segurança e tranquilidade para todos.
O número de pequenos negócios abertos no Brasil bateu novo recorde nos primeiros dois meses…
O técnico argentino Hernán Crespo não comanda mais a equipe de futebol masculino do São…
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deixará o governo Lula (PT) na semana que vem para concorrer ao…
O ator e cantor Dado Dolabella, 45, anunciou nesta segunda-feira (9) sua desfiliação do Movimento Democrático…
O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) anunciou nesta segunda-feira (9) que alcançou ao menos 29 assinaturas para pedir…
O conflito entre Estados Unidos, Israel e Irã entrou no décimo dia nesta segunda-feira (9), marcado por ataques a alvos…