Destaque

Hospital Veterinário de Sorocaba é autuado por falta das normas legais e técnicas para funcionamento

O Hospital Veterinário Municipal “Cão Mayke”, em Sorocaba, inaugurado em 5 de setembro de 2025 foi autuado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) por não cumprir as normas legais e técnicas exigidas para funcionamento.

As fiscalizações ocorreram no dia 19 de janeiro menos de cinco meses após a inauguração da unidade. Antes da ação do conselho, o hospital já havia passado por vistoria da Vigilância Sanitária.

Durante a inspeção, foram identificadas irregularidades administrativas, estruturais e sanitárias. A principal inconformidade apontada foi a ausência de CNPJ próprio, uma vez que o hospital utilizava o registro da matriz, localizada na capital paulista, o que não é permitido pela legislação vigente.

Também foram constatados problemas na estrutura física e na organização dos ambientes, além de falhas na adoção de protocolos operacionais. A fiscalização apontou ainda irregularidades no armazenamento de medicamentos e materiais biológicos, no descarte de resíduos e a ausência do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde.

Outro ponto destacado pelo conselho foi a falta de controle diário de temperatura em áreas consideradas críticas da unidade.

De acordo com o CRMV-SP, o hospital foi formalmente notificado e terá um prazo de 30 dias para corrigir todas as irregularidades apontadas. Caso as exigências não sejam cumpridas, a unidade poderá ser multada. O caso segue sendo acompanhado pelo conselho.

Vinicius Lara
Compartilhar

Notícias recentes

Poder e Política: Garcia comenta sobre evolução na investigação do caso Banco Master

O jornalista Alexandre Garcia analisa novas informações em torno do caso Banco Master e comenta…

44 minutos atrás

Redução da jornada de trabalho pode gerar impactos econômicos e desafios para empresas

O mestre em gestão pública Marco Vinholi, ex-secretário estadual e ex-deputado estadual em São Paulo,…

1 hora atrás

Operação da Polícia Civil fecha fábrica clandestina de cigarros em Tatuí

Uma fábrica clandestina de cigarros foi fechada pela Polícia Civil na manhã desta quinta-feira (23),…

1 hora atrás

Estado confirma seis casos de febre amarela e reforça vacinação

O Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo (CVE-SP) confirmou, na quarta-feira (22),…

2 horas atrás

Casal morre em acidente após motorista embriagado provocar colisão em São Roque

Um casal morreu em um grave acidente envolvendo dois carros e uma carreta na noite…

3 horas atrás

Homem morre soterrado após deslizamento de rocha em empresa na região de Votorantim e Salto de Pirapora

Atualização 12h10 : Um trabalhador de 38 anos morreu na madrugada desta sexta-feira (24) após…

5 horas atrás