Cerca de 249 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências com o Fisco vão acertar as contas com o Leão. A Receita Federal paga nesta segunda-feira (29), o lote da malha fina de dezembro. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.
Ao todo, 263.255 contribuintes receberão R$ 605,99 milhões. Desse total, R$ 309,6 milhões irão para contribuintes com prioridade legal no reembolso.
As restituições estão distribuídas da seguinte forma:
178.030 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram simultaneamente por receber a restituição via Pix;
34.796 contribuintes de 60 a 79 anos;
29.688 contribuintes sem prioridade;
11.344 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
5.310 contribuintes acima de 80 anos;
4.087 contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave.
Aberta desde o dia 22, a consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
Pagamento
O pagamento será feito na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.
Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de 1 ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
https://youtu.be/Xe5NyynJHBU Durante entrevista ao Jornal da Cruzeiro, da rádio Cruzeiro FM 92,3, no quadro Mãos…
A proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com a escala de trabalho 6x1…
Na madrugada desta terça-feira, a Polícia Militar retirou estudantes que ocupavam prédios administrativos da Universidade…
A Polícia Militar deteve estudantes durante uma nova ocupação de prédios administrativos da Universidade de…
Uma operação conjunta do Ministério Público de São Paulo e da Polícia Civil resultou na…
A Guarda Civil Municipal de Salto de Pirapora apreendeu 32 pinos contendo substância semelhante à…