Destaque

Câmara adia para 2026 votação da PEC da Segurança e do PL Antifacção

A Câmara dos Deputados adiou para 2026 a votação da PEC da Segurança Pública e do chamado PL Antifacção, duas propostas consideradas prioritárias na agenda de combate à violência e ao crime organizado.

O adiamento ocorre em meio ao encerramento do calendário legislativo de 2025 e à falta de consenso entre os parlamentares sobre o conteúdo dos textos. As duas matérias enfrentam resistência de diferentes bancadas, principalmente por impactos na atuação das forças de segurança e por possíveis questionamentos jurídicos.

A PEC da Segurança propõe mudanças na organização e no papel das forças policiais, além de ampliar a atuação da União na área. Já o PL Antifacção prevê o endurecimento de regras contra organizações criminosas, com medidas voltadas ao sistema prisional e à repressão ao crime organizado.

Segundo líderes partidários, o debate deverá ser retomado no próximo ano, com a expectativa de ajustes nos textos para viabilizar a votação. Até lá, as propostas seguem em discussão nas comissões e em negociações políticas.

O adiamento frustra a intenção do governo e de parte do Congresso de avançar ainda este ano com medidas voltadas à segurança pública, tema que segue entre as principais preocupações da população.

Castor
Compartilhar

Notícias recentes

Secovi discute instalação de carregadores de veículos elétricos em condomínios

Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétricos (ABVE) mostram que foram emplacados mais de 80…

1 hora atrás

Abertura de pequenos negócios bate recorde em 2026

O número de pequenos negócios abertos no Brasil bateu novo recorde nos primeiros dois meses…

13 horas atrás

São Paulo anuncia demissão do técnico Hernán Crespo

O técnico argentino Hernán Crespo não comanda mais a equipe de futebol masculino do São…

15 horas atrás

Haddad deixa Fazenda na semana que vem para disputar Governo de SP

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deixará o governo Lula (PT) na semana que vem para concorrer ao…

15 horas atrás

Dado Dolabella deixa MDB cinco dias após anunciar pré-candidatura a deputado

O ator e cantor Dado Dolabella, 45, anunciou nesta segunda-feira (9) sua desfiliação do Movimento Democrático…

15 horas atrás

Senadores alcançam mínimo de assinaturas para criar CPI contra Moraes e Toffoli

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) anunciou nesta segunda-feira (9) que alcançou ao menos 29 assinaturas para pedir…

15 horas atrás