Notícias

Escolas estaduais convocam famílias para ação de combate a crimes na internet

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) lançou uma mobilização inédita para envolver as famílias na prevenção e no combate a crimes virtuais que afetam adolescentes. A iniciativa pretende reunir cerca de 1 milhão de familiares de estudantes matriculados em 4.266 escolas estaduais que atendem os anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

O objetivo é discutir os riscos relacionados aos crimes praticados nas redes sociais, como cyberbullying, estupro virtual, racismo, pedofilia, maus-tratos a animais e automutilação, transformando os responsáveis em aliados fundamentais na proteção dos jovens.

Para isso, cada unidade escolar deverá organizar, até o dia 14 de junho, encontros presenciais com pais, mães, responsáveis e membros das comunidades escolares, no chamado Dia C da Convivência.

“Durante os encontros, os pais serão apresentados a redes sociais que exigem monitoramento, e a ideia é que eles se tornem aliados no combate a esses crimes, que muitas vezes são desconhecidos entre os adultos. Queremos fortalecer os vínculos entre a escola e as famílias dos estudantes, promovendo mais uma oportunidade de diálogo entre educadores e a comunidade escolar”, explica Daniele Quirino, coordenadora do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar da Seduc-SP, o Conviva, e porta-voz da ação.

A proposta integra as estratégias da Secretaria para reforçar a cultura de prevenção e segurança no ambiente escolar, estimulando a participação ativa das famílias na formação cidadã e no bem-estar dos estudantes.

Ouça reportagem clicando no play!!!

Fernando Guimarães
Compartilhar

Notícias recentes

Ministério Público recebe duas representações sobre caso do “buraco fake” envolvendo Rodrigo Manga

O Ministério Público de São Paulo recebeu novas representações pedindo apuração sobre o caso que…

1 hora atrás

“O Diabo Veste Prada” ganha musical no Brasil estrelado por Claudia Raia

O filme "O Diabo Veste Prada" vai ganhar uma versão em musical no Brasil, estrelada…

4 horas atrás

STJ: ministro afastado por importunação sexual mantém salário de R$ 100 mil com penduricalhos

Afastado há mais de dois meses do cargo de ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça),…

6 horas atrás

Operação Cata Treco em Araçoiaba da Serra acontece na segunda (27) em cinco bairros

Na próxima segunda-feira, 27 de abril, a Operação Cata Treco em Araçoiaba da Serra será…

6 horas atrás

Editorial: Quando os limites da democracia são testados

O embate recente envolvendo o ministro Gilmar Mendes, o ex-governador Romeu Zema e o ministro…

6 horas atrás

Piedade retoma leitos psiquiátricos após mais de seis anos

A Prefeitura de Piedade, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia, retomou a oferta de…

6 horas atrás