Jornalismo

Cidades paulistas são apresentadas no Festival de Cinema de Cannes 2025, na França

São Paulo apresenta dez cidades do interior paulista como potenciais locações para o cinema internacional no maior mercado audiovisual do mundo

Dez cidades do Estado de São Paulo estão sendo apresentadas como potenciais locações para o mercado cinematográfico internacional durante o Marché du Film, principal evento de negócios do Festival de Cannes, na França, que acontece entre os dias 13 e 24 de maio de 2025. A ação integra a participação oficial do Brasil como país homenageado da edição deste ano.

A iniciativa é liderada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e da São Paulo State Film Commission, com o apoio do Museu da Imagem e do Som (MIS). As cidades selecionadas — Amparo, Botucatu, Iguape, Itu, Piracicaba, São João da Boa Vista (MITs), Santos e Bananal (Estâncias), além de Ribeirão Preto e Bauru — foram incluídas na programação oficial do evento sob o slogan “São Paulo: Um Estado para Todas as Cenas”.

A participação ocorre no contexto do painel “Brazil, Country of Honour”, dentro da conferência Brazilian Cinema into the World: Internationalization Strategies, com o objetivo de promover o Estado como destino de filmagens e atrair produções nacionais e internacionais.

Além da presença em painéis e reuniões com produtores e investidores, São Paulo integra a programação do Marché du Film com ações como o evento “Welcome São Paulo Venue: Cinema do Brasil” (14/05), cerimônias de assinatura de acordos com fundos internacionais (15/05) e o lançamento do Hub Audiovisual de São Paulo (17/05), entre outros compromissos com a indústria global.

As prefeituras interessadas atenderam a uma chamada pública promovida pela São Paulo State Film Commission, com base em critérios como potencial paisagístico, arquitetônico, diversidade cultural e infraestrutura de apoio a filmagens. As informações foram reunidas em um catálogo digital disponível no site da instituição.

O catálogo reúne cenários como o casario colonial de Iguape (sécs. XVII e XVIII), o Palacete Monte Alegre (Piracicaba), o Museu da Psiquiatria (Santa Rita do Passa Quatro), a Choperia Pinguim (Ribeirão Preto) e o Cemitério da Saudade (Bauru), entre outros. Até junho, mais dez municípios serão incorporados à publicação.

Ao longo das décadas, diversas cidades do interior paulista já serviram de cenário para obras do cinema nacional, como “Caiçara” (Adolfo Celi, 1950), filmado em Ilhabela; “O Cangaceiro” (Lima Barreto, 1953), filmado em Vargem Grande do Sul; “Floradas na Serra” (Luciano Salce, 1954), rodado em Campos do Jordão; “Desmundo” (Alain Fresnot, 2002), em Ubatuba; e “Dois Córregos” (Carlos Reichenbach, 1999), filmado na cidade homônima.

Segundo dados da São Paulo Film Commission (SPFilm), apenas na capital paulista, o ano de 2024 registrou recorde de filmagens: 1.168 produções realizadas, superando os números de 2019, antes da pandemia. Desde sua criação, em 2016, a SPFilm já apoiou mais de 7.600 filmagens.

O Estado de São Paulo concentra atualmente mais de 60% da produção audiovisual do país, com estúdios modernos, mão de obra especializada, ampla rede de serviços e infraestrutura logística — como rodovias, aeroportos, hotelaria e gastronomia —, que fazem do território paulista um destino estratégico para produções audiovisuais globais.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Predador | Schwarzenegger confirma conversas para retorno de Dutch

Arnold Schwarzenegger pode voltar à franquia Predador em breve. O astro confirmou que teve conversas sobre retornar ao…

2 horas atrás

Delegado que indiciou Bolsonaro vira assessor de Alexandre de Moraes

O delegado federal Fábio Shor, responsável pelo indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi nomeado…

3 horas atrás

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 60 milhões

As seis dezenas do concurso 2.982 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 21h (horário…

5 horas atrás

Festival “Elas na Casa” chega à 9ª edição com programação cultural gratuita em São Roque

A 9ª edição do festival Elas na Casa será realizada entre os dias 13 e…

6 horas atrás

Prefeitura de Sorocaba confirma mais dois casos de raiva em morcegos

A Secretaria da Saúde de Sorocaba confirmou, nesta segunda-feira (9), mais dois casos de raiva…

6 horas atrás

Prouni 2026: prazo para entrega de documentos termina nesta sexta

Os pré-selecionados da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) do primeiro semestre de…

6 horas atrás