Destaque

Sarau “Elas na Kombi” celebra a arte e o protagonismo feminino em São Roque

Neste sábado (22), a Estação Maylasky, em São Roque, será palco de um evento cultural que promete emocionar e inspirar o público. A partir das 16h, acontece o sarau Elas na Kombi, como parte da 8ª edição do Festival Elas na Casa 60+. A programação, que é gratuita e aberta ao público, convida os presentes a vivenciarem uma tarde de poesia, música e reflexão.

O evento será mediado por Silvia Pinheiro Machado, psicóloga, doutora em Letras pela USP e autora do livro Canção de Ninar Brasileira: Aproximações. Silvia, que também coordena projetos culturais na Estação Maylasky, tem uma trajetória de pesquisa sobre a importância das canções de ninar e curadoria de eventos artísticos e literários, sempre com foco na valorização da cultura brasileira e da humanização.

O sarau tem como proposta um momento de apreciação da arte e reflexão sobre temas importantes, a partir das poesias, músicas e narrativas que serão apresentadas. A edição deste ano do festival tem como destaque a participação de mulheres com mais de 60 anos, que ocupam a coordenação de todas as intervenções artísticas. O evento, que promove a arte como um espaço de troca e acolhimento, visa também dar voz e visibilidade às mulheres dessa faixa etária, que têm muito a compartilhar e ensinar por meio de suas histórias e talentos.

Segundo Silvia Pinheiro Machado, o sarau é um convite para que as mulheres, especialmente as mais velhas, ocupem os espaços culturais e sejam ouvidas. “A ideia é fornecer um ambiente de acolhimento, respeito e troca”, explica. Ela ainda complementa que, embora o festival foque no protagonismo feminino, todas as pessoas são bem-vindas para participar e celebrar junto.

A idealizadora do festival, Isa Pezzota, reforça o caráter inclusivo do evento: “O festival todo é feito por mulheres e foca no protagonismo da mulher, mas é muito importante que todas as pessoas participem e celebrem conosco”, diz Isa.

A programação do Festival Elas na Casa 60+ segue até o dia 29 de março, trazendo uma série de atividades culturais e artísticas. Até o momento, o público já pôde apreciar a exposição de artes visuais de Bel Martins e o Cine Quintal, que exibiu o filme Nyad, com mediação da educadora Márcia Nunes.

Além disso, na próxima terça-feira (25), o festival promove uma roda de conversa sobre intolerância religiosa, com a participação de Mãe Ofá, sacerdotisa do Candomblé, socióloga e militante das causas socioculturais. O evento será realizado na Casa Rosa Manjericão, às 19h30. Para encerrar o festival, no sábado (29), a cantora e compositora Suzana Salles, referência no movimento Vanguarda Paulista, se apresentará também na Casa Rosa Manjericão, às 19h30.

PROGRAMAÇÃO:

  • 22/03 – Sarau “Elas na Kombi” com Silvia Pinheiro Machado (Estação Maylasky, às 16h)
  • 25/03 – Roda de conversa com Mãe Ofá sobre intolerância religiosa (Casa Rosa Manjericão, às 19h30)
  • 29/03 – Encontro musical com a cantora e compositora Suzana Salles (Casa Rosa Manjericão, às 19h30)

SERVIÇO:

Festival Elas na Casa 60+:
Sarau “Elas na Kombi”
Data: 22 de março (sábado)
Horário: 16h
Local: Estação Maylasky
Endereço: Rua Carla Carrara, 458-626 – Mailasqui, São Roque
Entrada gratuita

O Festival Elas na Casa é realizado por meio de recursos do Fundo Municipal de Cultura da Prefeitura da Estância Turística de São Roque, Lei Municipal 4.084/2013.

Casa Rosa Manjericão:
Endereço: Rua Antônio Cavaglieri, 15, Centro de São Roque

O Festival Elas na Casa 60+ tem se consolidado como um importante espaço de valorização da arte e da cultura, além de ser uma plataforma para o protagonismo feminino e a reflexão sobre questões relevantes da sociedade. Se você está em São Roque, não perca a oportunidade de participar dessa programação rica e inspiradora!

Fernando Guimarães
Compartilhar

Notícias recentes

Ministério Público recebe duas representações sobre caso do “buraco fake” envolvendo Rodrigo Manga

O Ministério Público de São Paulo recebeu novas representações pedindo apuração sobre o caso que…

5 horas atrás

“O Diabo Veste Prada” ganha musical no Brasil estrelado por Claudia Raia

O filme "O Diabo Veste Prada" vai ganhar uma versão em musical no Brasil, estrelada…

8 horas atrás

STJ: ministro afastado por importunação sexual mantém salário de R$ 100 mil com penduricalhos

Afastado há mais de dois meses do cargo de ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça),…

10 horas atrás

Operação Cata Treco em Araçoiaba da Serra acontece na segunda (27) em cinco bairros

Na próxima segunda-feira, 27 de abril, a Operação Cata Treco em Araçoiaba da Serra será…

10 horas atrás

Editorial: Quando os limites da democracia são testados

O embate recente envolvendo o ministro Gilmar Mendes, o ex-governador Romeu Zema e o ministro…

10 horas atrás

Piedade retoma leitos psiquiátricos após mais de seis anos

A Prefeitura de Piedade, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia, retomou a oferta de…

10 horas atrás