Destaque

Calendário do IPVA 2025

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) retomou o calendário do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025 neste mês de fevereiro. Os proprietários de veículos com placa final 3 devem ficar atentos ao prazo para quitar a segunda parcela do imposto ou o pagamento integral sem desconto. O vencimento ocorre neste sábado (15), mas, por cair no final de semana, poderá ser feito até segunda-feira (17).

A consulta do valor pode ser realizada em toda a rede bancária por meio do número de Registro Nacional de Veículo Automotor (Renavam) ou diretamente no portal da Sefaz-SP.

Calendário fixo para vencimentos

Para facilitar a organização dos contribuintes que optaram pelo parcelamento, a Sefaz-SP definiu datas fixas de vencimento para cada final de placa. No caso dos veículos com final 3, os prazos seguem este cronograma:
 – 15 de fevereiro
 – 15 de março
 – 15 de abril
 – 15 de maio

Atenção para golpes

A Sefaz-SP alerta os contribuintes para possíveis golpes envolvendo o IPVA. Todas as informações verídicas sobre o imposto estão no domínio “sp.gov.br”. A recomendação é sempre acessar o site oficial da Secretaria para evitar fraudes.

Para dúvidas ou mais informações, os proprietários de veículos podem entrar em contato com a Sefaz-SP pelos canais do Fale Conosco.

Formas de pagamento

O pagamento do IPVA 2025 pode ser realizado de diversas formas. O meio preferencial é o PIX, que permite o recolhimento do imposto via QR code, acessível na página do IPVA no portal da Sefaz-SP. O código gerado tem validade de 15 minutos e, caso expire, é necessário emitir um novo. O pagamento via PIX será direcionado à conta da Secretaria da Fazenda e Planejamento no Banco do Brasil.

Além do PIX, o imposto pode ser pago nas seguintes modalidades:
Internet banking e caixas eletrônicos das instituições bancárias credenciadas;
Casas lotéricas;
Cartão de crédito, por meio das empresas credenciadas à Sefaz-SP. As operadoras financeiras definem o número de parcelas e condições para o pagamento.

Os valores pagos são repassados imediatamente ao Governo do Estado, sem descontos ou encargos adicionais.

Licenciamento e penalidades por atraso

Para antecipar o licenciamento anual do veículo, é necessário quitar todos os débitos, incluindo IPVA, taxa de licenciamento e possíveis multas.

Caso o contribuinte deixe de pagar o imposto, haverá incidência de multa de 0,33% por dia de atraso, além de juros com base na taxa Selic. Após 60 dias, a multa fixa-se em 20% do valor do imposto.

Se a inadimplência persistir, o débito será inscrito na Dívida Ativa do Estado, e o nome do proprietário será incluído no Cadin Estadual, impedindo o acesso a créditos como os da Nota Fiscal Paulista. Além disso, a Procuradoria Geral do Estado poderá cobrar o valor via protesto em cartório.

A falta de pagamento também impede o licenciamento do veículo. Se o prazo para o licenciamento expirar, o automóvel poderá ser apreendido, com multa aplicada pela autoridade de trânsito e a perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Mais informações

Para consultar os valores e mais detalhes sobre o IPVA 2025, os contribuintes devem acessar a página do IPVA no portal da Sefaz-SP.

Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul

Vinicius Lara
Compartilhar

Notícias recentes

Ministério Público recebe duas representações sobre caso do “buraco fake” envolvendo Rodrigo Manga

O Ministério Público de São Paulo recebeu novas representações pedindo apuração sobre o caso que…

5 horas atrás

“O Diabo Veste Prada” ganha musical no Brasil estrelado por Claudia Raia

O filme "O Diabo Veste Prada" vai ganhar uma versão em musical no Brasil, estrelada…

8 horas atrás

STJ: ministro afastado por importunação sexual mantém salário de R$ 100 mil com penduricalhos

Afastado há mais de dois meses do cargo de ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça),…

10 horas atrás

Operação Cata Treco em Araçoiaba da Serra acontece na segunda (27) em cinco bairros

Na próxima segunda-feira, 27 de abril, a Operação Cata Treco em Araçoiaba da Serra será…

10 horas atrás

Editorial: Quando os limites da democracia são testados

O embate recente envolvendo o ministro Gilmar Mendes, o ex-governador Romeu Zema e o ministro…

10 horas atrás

Piedade retoma leitos psiquiátricos após mais de seis anos

A Prefeitura de Piedade, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia, retomou a oferta de…

10 horas atrás