O primeiro avião da FAB (Força Aérea Brasileira) para repatriar os brasileiros no Líbano vai decolar para a capital do país, Beirute, neste sábado (5). A aeronave partirá de Lisboa, capital de Portugal, onde pousou na quarta-feira (2).
A ação ocorre após a FAB adiar o voo previsto, inicialmente, para ocorrer nesta sexta-feira (4), em virtude de medidas adicionais de segurança para os ônibus que estão indo ao aeroporto da capital libanesa.
Batizada de “Raízes do Cedro”, a operação do governo com a FAB pretende resgatar, por semana, 500 brasileiros que estão em meio à escalada de conflito entre Israel e o grupo terrorista Hezbollah, no Líbano.
Segundo a FAB, os passageiros incluídos no voo estão recebendo as orientações para embarque no aeroporto de Beirute. O governo federal espera repatriar, nesta primeira aeronave, cerca de 220 pessoas.
“O governo brasileiro reitera o alerta para que sigam as orientações de segurança da embaixada em Beirute e das autoridades locais e, para os que disponham de recursos para tanto, procurem deixar o território libanês por meios próprios”, informou a FAB em nota conjunta. “O aeroporto de Beirute continua em operação para voos da companhia libanesa Middle East Airlines.”
Segundo o Itamaraty, há cerca de 3 mil pessoas querem voltar ao Brasil, mas a quantidade de viagens será definida conforme a demanda. O governo federal afirmou que planeja resgatar todas as pessoas que demonstrarem interesse em retornar.
A aeronave vai sair de Beirute, fazer uma escala em Lisboa e pousar na Base Aérea de Guarulhos (SP). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve recepcionar os primeiros repatriados.
Fonte: Portal R7
Os ataques e as ordens de evacuação em massa de Israel no Líbano forçaram o…
A Prefeitura de Sorocaba determinou a interdição temporária do Parque Porto das Águas após o…
A piscicultura brasileira atingiu um marco histórico em 2025, superando 1 milhão de toneladas de…
https://youtu.be/4hQ0Uk2q89A Estão abertas até o dia 10 de abril as inscrições para a 10ª edição…
A Receita Federal anuncia na próxima segunda-feira, dia 16, as novas regras do Imposto de…
A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira a Operação Anomalia, para combater um núcleo criminoso que…