Jornalismo

Passeio de trem da Primavera e Festa das Cores são atrações na Estação Paula Souza, em Sorocaba

O passeio de trem da Primavera e a Festa das Cores são atrações neste sábado (21) na Estação Paula Souza, em Sorocaba. A chegada da estação das flores, no domingo (22), será comemorada na véspera com uma edição especial do Trem dos Operários, promovido pela Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária. 

A venda de passagens é on-line, pelo valor de R$ 25, pelo site: www.mpfsorocabana.org.br. Os horários de partida são 11h e 14h30, saindo da Estação Paula Souza (Rua Paula Souza, nº 420 – Centro). Horários extras podem ser abertos conforme a demanda de passageiros.

Crianças até 6 anos no colo de um adulto pagante têm gratuidade. Consulte no site todas as informações de serviço e demais orientações aos passageiros. 

Utilizando uma locomotiva diesel e um carro de passageiros históricos, da antiga Estrada de Ferro Sorocabana (EFS), o Trem dos Operários é um projeto turístico-cultural que preserva a memória dos dois principais ciclos industriais de Sorocaba: a ferrovia e a tecelagem. O trem parte da Estação Paula Souza e vai até o Parque Histórico Municipal da Tecelagem, na Fábrica Santa Maria, onde haverá visita monitorada às instalações históricas e ao maquinário preservado, em parceria com o Instituto Cleusa Prado. A extensão total do passeio é de 3 quilômetros (1,5 quilômetro na ida e 1,5 quilômetro na volta), e a duração estimada total, de 1 hora.

Cidadãos integrantes do Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal podem adquirir ingressos a valores promocionais (R$ 10) em determinados horários. É obrigatória a apresentação de documentação pessoal e comprovante de cadastro no CadÚnico válido no momento do passeio. O benefício é limitado a quatro ingressos por inscrição.

A receita da bilheteria é revertida para os trabalhos de recuperação do patrimônio histórico ferroviário da Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária. Assim, você estará ajudando a preservar uma parcela importante da memória ferroviária do Brasil.

Festa das Cores

A Festa das Cores marca a primeira ocupação do Território Cultural Paula Souza, instituído recentemente pela Lei Municipal nº 13.058/2024, e o início da revitalização daquela área na região central de Sorocaba. A ação ocorre na rua Paula Souza, das 9h às 17h, com barracas de alimentação e feira de artesanato. O Museu de História Natural Irmã Lydia Renz, no Colégio Santa Escolástica, também estará aberto para visitação. 

Haverá participação das secretarias de Turismo (Sedetur), com distribuição de guias e material informativo, e de Cultura (Secult), com o jogo de xadrez gigante e outros de tabuleiro. O projeto de metarreciclagem montará um posto de recolhimento de lixo eletrônico. A rua Paula Souza estará interditada entre a rua Padre Libório e a avenida Afonso Vergueiro durante a realização do evento.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Perguntas e respostas sobre a interrupção temporária da vacinação com a Butantan-DV no SUS

A vacinação contra a dengue com a vacina Butantan-DV no Sistema Único de Saúde (SUS)…

48 minutos atrás

Seleções enfrentam revistas rigorosas e restrições migratórias nos EUA durante a Copa do Mundo

As primeiras delegações que chegam aos Estados Unidos para compromissos relacionados à Copa do Mundo…

50 minutos atrás

Santa Casa de Sorocaba alerta para aumento de casos de gripe e reforça importância da vacinação

O padre Flávio Jorge Miguel Júnior, gestor da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba e…

2 horas atrás

Golpes e produtos falsificados durante a Copa do Mundo exigem atenção dos consumidores

https://youtu.be/V2jFz4glY0A O advogado especialista em direito do consumidor Fábio Cenci participou na manhã desta terça-feira…

2 horas atrás

Mãos à Obra: Riscos psicossociais impactam segurança e produtividade nas empresas

https://youtu.be/Xe5NyynJHBU Durante entrevista ao Jornal da Cruzeiro, da rádio Cruzeiro FM 92,3, no quadro Mãos…

3 horas atrás

Senadores discutem ritmo de tramitação da PEC do fim da escala 6×1

A proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com a escala de trabalho 6x1…

5 horas atrás