Quase todo estado de São Paulo está em situação de emergência para incêndios, segundo informou a Defesa Civil Estadual nesta segunda-feira (9).
O órgão divulgou novos mapas de risco de incêndio no estado para esta semana e estendeu o alerta para o próximo sábado (14).
As imagens mostram quatro níveis de risco para queimadas: “Baixo” em amarelo; “Alto” em laranja; “Alerta” em vermelho e “Emergência” em roxo.
Segundo as projeções da Defesa Civil, a situação de emergência deve crescer nos próximos dias.
Nesta segunda-feira (9), oito cidades estão com focos ativos de incêndio. “Não podemos mais tolerar práticas como queimar lixo, limpar terreno com fogo, jogar bituca de cigarro no mato”, afirmou a Defesa Civil, em nota.
Ao todo, 15 pessoas já foram presas por queimadas em vegetação no estado. A Polícia Civil de São Paulo informa que não há relação entre as ações. Veja em quais cidades os suspeitos foram detidos:
A Defesa Civil ressalta que o momento requer uma grande conscientização sobre o risco de incêndios florestais.
De acordo com dados do Governo de São Paulo, o número de focos de calor cresceu 386% entre janeiro e agosto deste ano, na comparação com 2023.
Desde que a chamas se agravaram no fim de agosto, cerca de 8.049 propriedades rurais foram afetadas pelas queimadas em 317 municípios.
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, votou nesta quinta-feira, (07l favoravelmente ao habeas…
Uma gravação inédita de Gal Costa (1945-2022). Mais do que isso: o registro da grande e…
A cantora Bonnie Tyler, 74, conhecida pelo hit Total Eclipse Of The Heart, foi colocada em coma…
Uma ação da Guarda Civil Municipal de Votorantim terminou com a apreensão de um adolescente…
Um forte vendaval atingiu Santana do Livramento, município gaúcho na fronteira com o Uruguai, nesta quinta-feira…
A quinta fase da Operação Compliance Zero, que teve como um dos alvos o presidente do…