Colunistas

OMS e Unicef promovem campanha mundial de amamentação

Reconhecer mães que amamentam, garantir que sejam vistas e ouvidas, partilhar experiências e a importância do apoio, em todos os seus níveis, ao aleitamento materno. Essas são as propostas da Semana Mundial da Amamentação, que começa nesta quinta-feira (1º) e segue até o próximo dia 7, encabeçada por entidades como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Em 2024, a iniciativa tem como tema Fechando a lacuna: apoio à amamentação para todas. A proposta é debater políticas que valorizem a mulher e a amamentação e sistemas de saúde favoráveis ao aleitamento materno, além de promover o respeito pela autonomia da mulher e pelo direito de amamentar a qualquer hora e em qualquer lugar.

“Existem ações que todos podemos realizar para ajudar as mulheres a amamentar durante o tempo que desejarem”, avalia a OMS.

“O apoio à amamentação assume muitas formas – desde o acolhimento pela equipe de trabalho até conselhos de profissionais de saúde e ações de proteção à maternidade por parte do governo. Tudo isso ajuda a proteger a saúde e os direitos de mulheres e bebês. Mulheres em todo o mundo têm direito a um aconselhamento respeitoso sobre amamentação por parte de prestadores de cuidados em saúde, bem como a leis e políticas como licença-maternidade”, completou a entidade.

Eficácia da amamentação

A OMS classifica a amamentação como uma das formas mais eficazes de garantir saúde ao longo de toda a infância. Ainda assim, menos de 50% das crianças com menos de seis meses de vida são exclusivamente amamentadas. Dentre diversas ações, a Semana Mundial da Amamentação defende:

– apoio a mulheres para que possam amamentar a qualquer hora e em qualquer lugar, de forma que o ato seja normalizado e não censurado em locais públicos;

– direitos eficazes relacionados à maternidade e que não obriguem as mulheres a escolher entre a família e o trabalho;

–  capacitação de profissionais de saúde para que possam fornecer apoio útil e respeitoso ao aleitamento materno;

– o fim da publicidade, de forma exploradora, de leite em pó ou fórmula em todos os contextos.

“O leite materno é o alimento ideal para bebês. É seguro, limpo e contém anticorpos que ajudam a proteger contra diversas doenças infantis comuns. Ele fornece toda a energia e os nutrientes que o bebê precisa durante os primeiros meses de vida, fornece pelo menos a metade das necessidades nutricionais de uma criança durante a segunda metade do primeiro ano de vida e até um terço das necessidades nutricionais durante o segundo ano de vida”, destaca a OMS.

A entidade acrescenta que “crianças amamentadas têm melhor desempenho em testes de inteligência, menos probabilidade de apresentar excesso de peso ou obesidade e são menos propensas a diabetes na vida adulta. Mulheres que amamentam também têm risco reduzido de câncer de mama e de ovário”, concluiu a OMS ao alertar que a comercialização inadequada de substitutos ao leite materno continua a minar os esforços para melhorar as taxas e a duração da amamentação em todo o mundo.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

STJ mantém prisão de Deolane em investigação sobre lavagem de dinheiro ligada ao PCC

O Superior Tribunal de Justiça, o STJ, manteve a prisão preventiva da influenciadora digital e…

58 minutos atrás

Estacionamento rotativo gratuito começa a funcionar no Centro de Votorantim

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Votorantim, lançou o projeto “Vaga Legal”, um novo sistema…

1 hora atrás

Polícia Civil prende homem por posse ilegal de munição de uso restrito em Araçoiaba da Serra

Nesta terça-feira (9), a Polícia Civil de Araçoiaba da Serra prendeu um homem, de 64…

1 hora atrás

Trump diz que Irã derrubou helicóptero americano em Ormuz e que EUA têm que reagir

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, nesta terça-feira (9), que o Irã derrubou um helicóptero Apache norte-americano que…

2 horas atrás

CIESP Sorocaba promove IV Fórum ESG da Região Metropolitana de Sorocaba

Empresários, lideranças e profissionais da indústria estarão reunidos nesta quinta-feira (11), das 8h às 17h,…

2 horas atrás

Perguntas e respostas sobre a interrupção temporária da vacinação com a Butantan-DV no SUS

A vacinação contra a dengue com a vacina Butantan-DV no Sistema Único de Saúde (SUS)…

4 horas atrás