Editorial

Editorial: Cuidar para não faltar 22/03/2024

Com 180 quilômetros de extensão, o Rio Sorocaba é um dos mais importantes do Estado de São Paulo.

Vale lembrar que o Sorocaba é o principal afluente da margem esquerda do rio Tietê.

Em linha reta, o rio sorocabano atinge o número de 227 quilômetros, considerando seu leito em seu trajeto natural, sem as modificações pelas quais passou ao longo dos anos de sua existência.

Além disso, é o mais importante manancial da região, haja vista o número de pessoas em seu entorno, que passa de 1 milhão e 200 mil habitantes, indústrias e agricultura, que utilizam suas águas.

É formado pelos rios Sorocabuçu e Sorocamirim, que se encontram no município de Ibiúna e vão se juntando com outras pequenas nascentes até o seu primeiro represamento, dentro dos limites do município de Votorantim, a Represa de Itupararanga.

O rio Sorocaba atravessa, também, as cidades de Boituva, Cerquilho, Ibiúna, Iperó, Jumirim, Laranjal Paulista, Tatuí e Votorantim.

Todas essas informações são repassadas aqui, por este Editorial, porque hoje, dia 22 de março, é justamente o Dia do Rio Sorocaba e, também, o Dia Mundial da Água.

Vale destacar que, por conta da importância do Rio Sorocaba, o governo municipal prepara uma série de atividades para este mês de março, considerado o Mês da Água.

E, entre essas programações, acontece neste sábado a tradicional descida de barco no Rio Sorocaba.

Promovida pela Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-estar Animal e pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), com o apoio e a participação do Corpo de Bombeiros e da Polícia Ambiental, o intuito da ação é sensibilizar a população não apenas sobre a necessidade de preservação tanto dos rios que cortam nossa cidade quanto dos mananciais, mas também sobre a importância da utilização racional da água, elemento essencial para a vida de qualquer ser vivo.

O Dia Mundial da Água foi estabelecido pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1993, para promover a consciência em todo o mundo sobre a importância desse recurso natural.

O Dia do Rio Sorocaba foi instituído pela Lei Municipal nº 5.433/1997, com o objetivo de ampliar o universo de conhecimento sobre a importância da recuperação do Rio Sorocaba e da preservação dos mananciais.

A data também faz parte do Calendário Oficial de Datas Alusivas ao Meio Ambiente, instituído pela Lei Municipal nº 8.812/2009.

Ontem, o Senado promoveu uma sessão especial para comemorar o Dia Mundial da Água.

A sessão foi proposta pela presidente da Comissão de Meio Ambiente, senadora Leila Barros, do PDT do Distrito Federal.

Para a senadora, a água deve ser foco de atenção e de políticas públicas de todos os governos.

Ela apontou ainda que a data busca destacar a relevância da água para a sobrevivência dos seres vivos e para as atividades cotidianas.

Preservar e discutir o uso sustentável da água é fundamental para a existência da humanidade.

É necessário também debater sobre as razões da alta incidência de secas e de inundações no país e sobre as políticas públicas e medidas necessárias para mitigá-las.

De acordo com dados do Instituto Trata Brasil, o desperdício de água potável continua em elevação no Brasil pelo sétimo ano seguido.

Os dados apontam que, lá em 2015, 36,7% da água potável produzida no país foram perdidos durante a distribuição, mas, em 2021, esse índice atingiu mais de 40%, conforme os dados mais recentes apurados pelo instituto.

A cada 10 litros de água que deveriam ser entregues nas casas brasileiras, quatro são desperdiçados.

O principal motivo são vazamentos nas redes de distribuição.

Em nossa atual realidade, a tecnologia pode ajudar nesse aspecto, por meio da inteligência artificial.

Em Brasília, por exemplo, já existe um projeto que usa uma tecnologia inteligente para detectar o local exato dos vazamentos e informar uma equipe de manutenção.

Em Sorocaba, o Saae é responsável por essa questão e, conforme a autarquia, ações são feitas todos os dias, tanto de conscientização pelo uso correto da água como na reparação de muitos problemas da rede com vazamentos originados no sistema.

É imprescindível de fato que ações dos governos, com o auxílio da tecnologia, sejam empreendidas com o objetivo comum de reduzir muito esse problema do desperdício de água para o consumo.

É necessário entender que a água é um recurso finito e precisa ser utilizada com sabedoria, se não quisermos ser responsáveis pelo fim das próximas gerações.

Cruzeiro FM, com você o tempo todo!!!

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Tio e sobrinho são presos por tráfico de drogas pela Polícia Civil de Itu

A Polícia Civil de Itu realizou nesta sexta-feira (10) uma operação que resultou na prisão…

4 horas atrás

GCM de Sorocaba prende homem que tentou matar a esposa

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba deteve na madrugada deste sábado (11) um homem…

5 horas atrás

Sorocaba divulga local e horário para quem vai prestar concurso público neste domingo

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Recursos Humanos (SERH), informa sobre a…

10 horas atrás

Porto Alegre já tem 13 mil pessoas acolhidas em abrigos após chuvas no RS

Porto Alegre conta com cerca de 13 mil desabrigados, distribuídos em 130 abrigos, segundo dados…

10 horas atrás

Chuvas no RS já causaram 116 mortes e deixam 143 desaparecidos

Ao menos 116 pessoas perderam a vida e outras 143 estão desaparecidas em consequência das…

11 horas atrás

Petrobras anuncia mudanças que podem reduzir preço do gás natural

A Petrobras anunciou nesta sexta-feira (10) mudanças na comercialização do gás natural canalizado que podem…

1 dia atrás