Destaque

Sorocaba registra 273 novos casos de dengue em apenas uma semana

Sorocaba contabilizou mais 273 novos casos de dengue em apenas sete dias, um aumento de 153% de casos da doença. Na comparação com janeiro e fevereiro de 2023, quando 102 casos foram notificados, o aumento chega a 342%.

Do total de 451 casos registrados em 2024, 385 são autóctones, 65 importados e um indeterminado. Segundo a Secretaria da Saúde (SES), não há registro de óbito.

Até o momento, foram realizadas 19.232 visitas de combate à arboviroses; 21 autuações; remoção de 683.660 kg de inseríveis e sete atividades educativas para públicos em geral.

Desde o início de janeiro, a Secretaria da Saúde tem realizado uma campanha de combate à dengue na cidade, com divulgação de informativos nas redes sociais da Prefeitura de Sorocaba, bem como a afixação de cartazes nos prédios públicos, além de anúncios em bussdoor e ações contínuas de conscientização das equipes da Zoonoses.

Além dessas iniciativas, três caminhões fazem a retirada de materiais que possam acumular água e se tornarem potenciais criadouros do mosquito. Outra ação é a aplicação de veneno, conhecida como “nebulização”. Esse trabalho visa diminuir a infestação de mosquitos adultos possivelmente infectados. A aplicação de veneno só pode ser realizada quando há constatação de um caso positivo ou suspeito de arbovirose na região delimitada, ou seja, não pode ser realizada de forma rotineira. O uso do veneno deve ser feito com critério técnico, para se evitar danos ao meio ambiente e resistência do Aedes aegypti ao princípio ativo.

Cruzeiro FM
Compartilhar
Tags: sorocaba

Notícias recentes

Homem é preso suspeito de agredir e tentar matar a mãe em Itu; idosa está em estado grave

Um homem foi preso suspeito de tentar matar a própria mãe, uma idosa de 69…

59 minutos atrás

Vigilância Sanitária interdita açougue no Éden

A Vigilância Sanitária de Sorocaba realizou a interdição de um açougue no bairro Éden, na…

12 horas atrás

Santa Casa de Sorocaba inaugura 50 leitos revitalizados de UTI

A Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba inaugurou na tarde desta quinta-feira (23), a revitalização…

12 horas atrás

Secretária pede exoneração e Secretaria de Educação tem terceira mudança no Governo Weber Manga

A Secretaria de Educação de Votorantim passou por mais uma mudança no comando. A então…

13 horas atrás

Justiça libera R$ 2,8 bilhões para pagar atrasados do INSS

O CJF (Conselho da Justiça Federal) liberou R$ 2,8 bilhões para pagar atrasados do INSS (Instituto Nacional do Seguro…

15 horas atrás

Ministério da Saúde alerta para risco de casos de sarampo após Copa

O Ministério da Saúde emitiu alerta sobre o risco iminente de reintrodução e disseminação do…

15 horas atrás