O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai apresentar nesta sexta-feira (11) a nova versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com investimentos de R$ 60 bilhões por ano, que vão totalizar R$ 240 bilhões até 2026. O lançamento vai ocorrer no Theatro Municipal, no centro do Rio de Janeiro, e vai contar com a participação de diversas autoridades, entre ministros, governadores e parlamentares.
A nova versão do PAC deve ter sete eixos de atuação:
• transportes;
• água para todos;
• defesa;
• inclusão digital;
• conectividade;
• transição e segurança energética;
• infraestruturas urbana e social.
De acordo com fontes consultadas pela reportagem, a carteira de projetos deve contar com 2.000 obras. As verbas usadas serão do Orçamento da União, mas recursos via concessões e parceria público-privada também serão incluídos.
Uma das ideias do Palácio do Planalto é a criação de um fundo de financiamento específico para o novo PAC. Com isso, o governo vai poder apostar em um fundo verde para a produção de hidrogênio verde. A ferramenta será usada para custear mais parques eólicos e solares e promover a produção do chamado combustível do futuro.
O hidrogênio verde é obtido por meio de fontes renováveis de energia, como eólica e solar. O combustível é extraído do processo químico que separa moléculas de oxigênio e hidrogênio da água.
Além disso, o novo PAC vai contar com empreendimentos de todos os níveis federativos e um conjunto de parcerias público-privadas. O programa vai funcionar também com financiamento de bancos públicos, como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Durante as discussões, os governadores, que foram chamados para a cerimônia, puderam enviar as sugestões ao plano.
Outra obra presente no PAC é o lote IF da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, na Bahia, que tem outros dois trechos. O primeiro liga as cidades de Caetité e Ilhéus, com 537 quilômetros de extensão, passando por 19 municípios. A previsão de conclusão e início da operação é a partir de 2027.
As informações são do portal R7.
O Ministério Público de São Paulo recebeu novas representações pedindo apuração sobre o caso que…
O filme "O Diabo Veste Prada" vai ganhar uma versão em musical no Brasil, estrelada…
Afastado há mais de dois meses do cargo de ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça),…
Na próxima segunda-feira, 27 de abril, a Operação Cata Treco em Araçoiaba da Serra será…
O embate recente envolvendo o ministro Gilmar Mendes, o ex-governador Romeu Zema e o ministro…
A Prefeitura de Piedade, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia, retomou a oferta de…