Notícias

STF anula condenação de 16 anos de prisão a Eduardo Cunha pela Operação Lava Jato

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) anulou nesta segunda-feira (29) por 3 votos a 2, a condenação do ex-deputado federal e ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, nos processos que o envolvem na Operação Lava Jato.

Sua sentença por corrupção passiva e lavagem de dinheiro haviam sido proferidas pela Justiça Federal do Paraná, com pena de 16 anos de prisão.

O colegiado formou maioria com os votos dos ministros Nunes Marques, Gilmar Mendes e André Mendonça. Estes se contrapuseram aos ministros Edson Fachin e Ricardo Lewandowski e tiveram o entendimento de que havia indícios do crime de falsidade ideológica eleitoral, o caixa dois, e ressaltaram que, em 2019, o plenário da Suprema Corte entendeu que a Justiça Eleitoral tem prevalência sobre a Justiça comum por ser uma vara especializada.

No entanto, segundo a Suprema Corte, o caso de suposta propina em contratos de navios-sonda não deveria ser analisado pela Justiça do Paraná, já que não seria seu foro de competência.

Segundo a acusação do Ministério Público Federal (MPF), Cunha foi beneficiado por um suposto esquema de pagamentos de propina em contratos de construção de navios-sonda da Petrobras, em acordo selado entre a petroleira e o estaleiro Samsung Heavy Industries. Os representantes do ex-presidente da Câmara dos Deputados alegaram que a sentença dada pela Operação Lava Jato violava um entendimento do Supremo Tribunal Federal de que a Justiça Eleitoral deve analisar casos de caixa dois, mesmo que o delito tenha relação com outros crimes, como corrupção e lavagem de dinheiro.

Agora, ficará ao cargo do novo juiz nomeado indicar se restabelece ou não a condenação do ex-parlamentar ou se o caso voltará aos trâmites iniciais.

Cruzeiro FM
Compartilhar
Tags: Brasil

Notícias recentes

Homem-Aranha: Um Novo Dia | Segundo trailer do filme vaza, veja descrição

Ele está chegando - mas vazou antes da hora. O segundo trailer de Homem-Aranha: Um Novo…

9 horas atrás

Governo suspende uso da vacina do Butantan contra a dengue; 2 mortes são investigadas e 42 situações de efeitos adversos severos

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, informou nesta segunda-feira (8) que a pasta vai suspender temporariamente…

11 horas atrás

Almoço nas férias: começa o cadastro para alimentação durante o mês de julho nas escolas estaduais de SP

As escolas estaduais de São Paulo, região metropolitana, interior e litoral recebem, entre os dias…

12 horas atrás

Perfumes têm alta de 15% para o Dia dos Namorados, segundo Procon-SP

O Procon-SP registrou alta de até 15% no preço de perfumes na época do Dia…

12 horas atrás

UBSs promovem ações de conscientização e incentivo a doações de sangue e plaqueta

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretária da Saúde (SES), promoverá, ao longo do…

13 horas atrás

Prefeitura promove processo seletivo para atendente de telemarketing nesta terça-feira (9)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional…

13 horas atrás