Notícias

Ministro diz que não há risco de embargo comercial após casos de gripe aviária

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que não há risco de nenhum tipo de restrição comercial ao Brasil em virtude da identificação dos dois primeiros casos de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em duas aves silvestres no litoral do Espírito Santo.

Quero dizer à indústria de carne de aves, em especial, que não há risco de nenhum tipo de restrição comercial porque são aves silvestres, o sistema está funcionando, mas temos que dar clareza, transparência e agilidade para continuar com nosso sistema de defesa sendo reconhecido como eficiente para os nossos produtores”, afirmou Fávaro, em vídeo divulgado no Instagram.

O ministério confirmou na segunda-feira (15) a identificação da influenza aviária H5N1 neste ano em duas aves silvestres da espécie conhecida como Trinta-Réis-de-Bando no litoral do Espírito Santo.

A infecção em aves silvestres não afeta a condição do Brasil como país livre de influenza aviária de alta patogenicidade e os demais países-membros da Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA) não devem impor proibições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros, segundo a pasta.

De acordo com o ministro, os casos foram identificados em duas aves que estavam a uma distância de 130 quilômetros – ambas no litoral do Espírito Santo.

Tomamos todas as providências. Quero agradecer ao governador Renato Casagrande (PSB-ES) e a todas as suas equipes das secretarias estatuais, que, conectadas com o Mapa, fomos ágeis na coleta dos animais e na confirmação do laboratório”, relatou.

Não há risco para a nossa alimentação. Mas, reforço, se avistar alguma ave doente, evite contato e chame o serviço veterinário”, destacou o ministro na publicação.

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Ministério Público recebe duas representações sobre caso do “buraco fake” envolvendo Rodrigo Manga

O Ministério Público de São Paulo recebeu novas representações pedindo apuração sobre o caso que…

5 horas atrás

“O Diabo Veste Prada” ganha musical no Brasil estrelado por Claudia Raia

O filme "O Diabo Veste Prada" vai ganhar uma versão em musical no Brasil, estrelada…

8 horas atrás

STJ: ministro afastado por importunação sexual mantém salário de R$ 100 mil com penduricalhos

Afastado há mais de dois meses do cargo de ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça),…

10 horas atrás

Operação Cata Treco em Araçoiaba da Serra acontece na segunda (27) em cinco bairros

Na próxima segunda-feira, 27 de abril, a Operação Cata Treco em Araçoiaba da Serra será…

10 horas atrás

Editorial: Quando os limites da democracia são testados

O embate recente envolvendo o ministro Gilmar Mendes, o ex-governador Romeu Zema e o ministro…

10 horas atrás

Piedade retoma leitos psiquiátricos após mais de seis anos

A Prefeitura de Piedade, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia, retomou a oferta de…

10 horas atrás