As micro e pequenas empresas (MPEs) criaram 85,5% das vagas de emprego geradas em fevereiro de 2023 no país. Os dados constam em levantamento feito pelo Sebrae com base em números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Em números absolutos, as MPEs foram responsáveis por 206 mil dos 241 mil postos de trabalho gerados.
Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve uma queda de 6,4% no saldo de empregos gerados pelas MPEs. Em fevereiro de 2022, foram criados 220 mil.
No acumulado de 2023, dos 326 mil empregos gerados, 83% foram nas micro e pequenas empresas. O presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou a relevância do segmento para a criação de vagas no país.
“Os dados atestam a importância dos pequenos negócios para a economia nacional, gerando renda e contribuindo para assegurar a cidadania de milhares de pessoas e suas famílias. Falar de desenvolvimento econômico e social é falar da micro e pequena empresa”, afirmou.
Em fevereiro deste ano, as médias e grandes empresas apresentaram saldo negativo pelo segundo mês consecutivo, com mais desligamentos do que admissões.
O setor de serviços das micro e pequenas empresas foi o que mais contratou, com a abertura de 135 mil empregos em fevereiro. Em seguida, aparece Indústria de Transformação, com 37 mil vagas; e a Construção, com 22 mil. O Comércio, por sua vez, teve saldo negativo (queda de 1,3 mil postos de trabalho).
Um pedestre morreu após ser atingido por uma carreta na madrugada desta terça-feira (10) na…
Os ataques e as ordens de evacuação em massa de Israel no Líbano forçaram o…
A Prefeitura de Sorocaba determinou a interdição temporária do Parque Porto das Águas após o…
A piscicultura brasileira atingiu um marco histórico em 2025, superando 1 milhão de toneladas de…
https://youtu.be/4hQ0Uk2q89A Estão abertas até o dia 10 de abril as inscrições para a 10ª edição…
A Receita Federal anuncia na próxima segunda-feira, dia 16, as novas regras do Imposto de…