Notícias

Trem que liga Sorocaba a São Paulo está confirmado

Almejada pelos sorocabanos há mais de 10 anos, a linha férrea, que liga Sorocaba à capital, foi confirmada pelo Governo do Estado e já está em fase de estudos técnicos.

No dia 28 de fevereiro, o governador Tarcísio de Freitas havia anunciando a qualificação de 15 projetos de concessões e de parcerias público-privadas (PPPs), com investimentos que podem superar os R$ 180 bilhões em todo o Estado de São Paulo, nas áreas de transporte intermunicipal, cultura, educação, habitação, desenvolvimento urbano, entre outras. Entre os projetos autorizados, está a implantação de um trem intercidades para o transporte de passageiros, conectando as cidades de Sorocaba e São Paulo.

Na quarta-feira (14), o prefeito Rodrigo Manga comemorou a confirmação do Governo do Estado. “Eu fiz três pedidos específicos para o governador Tarcísio. O primeiro, referente a essa linha férrea, que liga Sorocaba a São Paulo e gerará crescimento econômico, emprego e renda na cidade e região. O segundo, para priorizar a saúde, com mutirões voltados para cirurgias eletivas e o terceiro, com foco na habitação, a fim de ampliarmos as moradias entregues à população. Por isso, em breve, teremos ainda mais novidades”, disse.

O Governo do Estado já iniciou a fase de elaboração de estudos técnicos para análise de viabilidade das concessões e PPPs propostas, além dos modelos de negócio para a estruturação desses projetos. De acordo com o Estado, o trem Sorocaba x São Paulo integra um lote de investimentos que prevê concessões e expansões de linhas da CPTM e do Metrô, investimentos que somam em torno de R$ 69 bilhões.

O sistema de Trem Intercidades (TIC) prevê a criação de uma rede ferroviária regional, com quatro linhas a partir da capital paulista, para o transporte regular de passageiros a Campinas, Sorocaba, São José dos Campos e Santos. Sorocaba deverá ser o segundo município contemplado, após Campinas.

Sorocaba está à disposição para o que for necessário no processo de aceleração desse projeto. A cidade vive um momento de enorme crescimento em diversas áreas. Com a criação dessa linha, avançaremos ainda mais!”, concluiu o chefe do Executivo sorocabano.

Cruzeiro FM
Compartilhar
Tags: sorocaba

Notícias recentes

Homem morre soterrado após deslizamento de rocha em empresa na região de Votorantim e Salto de Pirapora

Um homem ainda não identificado morreu na madrugada desta sexta-feira (24) após ser soterrado em…

33 minutos atrás

Aposentados e pensionistas do INSS começam a receber 13º nesta sexta

Cerca de 23,3 milhões dos 35,2 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do…

59 minutos atrás

Homem é preso suspeito de agredir e tentar matar a mãe em Itu; idosa está em estado grave

Um homem foi preso suspeito de tentar matar a própria mãe, uma idosa de 69…

2 horas atrás

Vigilância Sanitária interdita açougue no Éden

A Vigilância Sanitária de Sorocaba realizou a interdição de um açougue no bairro Éden, na…

13 horas atrás

Santa Casa de Sorocaba inaugura 50 leitos revitalizados de UTI

A Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba inaugurou na tarde desta quinta-feira (23), a revitalização…

13 horas atrás

Secretária pede exoneração e Secretaria de Educação tem terceira mudança no Governo Weber Manga

A Secretaria de Educação de Votorantim passou por mais uma mudança no comando. A então…

15 horas atrás