Destaque

Produção industrial fica estável em dezembro e acumula queda de 0,7% em 2022

A produção industrial ficou estável em dezembro e registrou queda de 0,7% em 2022, disse o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (3).

A expectativa do mercado era de estabilidade em dezembro e queda de 1,1% em 12 meses, segundo pesquisa da Reuters.

Com o resultado, o setor encontra-se 2,2% abaixo do patamar pré-pandemia e 18,5% abaixo do nível recorde da série, registrado em maio de 2011.

Na comparação com dezembro de 2021, o resultado mostra uma queda de 1,3%.

As perdas de 2022 sucede um ano de altas, quando a produção industrial do país fechou 2021 com ganhos de 3,9%. O ano retrasado, porém, foi ponto fora da curva ao olhar para a série histórica: em 2019 e 2020, as quedas foram de 1,1% e 4,5%, respectivamente.

Setor enfraquecido

O gerente da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do IBGE, André Macedo, crava que a indústria tem tido um comportamento predominantemente negativo nos últimos tempos. “Muito do crescimento de 2021 (3,9%) tem relação direta com a queda significativa de 2020, ocasionada por conta do início da pandemia. Avançou em 2021, mas foi influenciada por uma base baixa de comparação e não superou as perdas de 2020”, relembra.

O desempenho da indústria no ano passado, na análise da PIM, reflete as medidas de incentivo e incremento de renda promovidas pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), como a antecipação do 13º a aposentados e pensionistas, liberação do FGTS e PEC dos Benefícios. Ao longo do segundo semestre, porém, “essa resposta perdeu fôlego e a indústria teve um comportamento de menor intensidade e com maior frequência de resultados negativos”, diz Macedo.

O recuo do ano também pode ser explicado pelo elevado patamar da taxa Selic, em 13,75% a.a., e a escalada inflacionária — especialmente sentida no preço dos alimentos, que afeta o consumo de bens não-essenciais. As altas taxas de inadimplência e endividamento, segundo o especialista, também influenciam.

E o mercado de trabalho, que embora tenha mostrado clara recuperação ao longo do ano, ainda se caracteriza pela precarização dos postos de trabalhos gerados”, completa.

O resultado negativo do ano atingiu todas as quatro grandes categorias do setor — bens de consumo duráveis, bens de capital, bens de consumo semi e não duráveis e bens intermediários –, além de 17 dos 26 ramos industriais, 54 dos 79 grupos e 62,4% dos produtos produzidos.

É um perfil disseminado de recuo, que demonstra que a indústria nacional viveu, em 2022, uma retração que atinge diferentes grupos e segmentos da produção”, diz Macedo.

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

“O Diabo Veste Prada” ganha musical no Brasil estrelado por Claudia Raia

O filme "O Diabo Veste Prada" vai ganhar uma versão em musical no Brasil, estrelada…

2 horas atrás

STJ: ministro afastado por importunação sexual mantém salário de R$ 100 mil com penduricalhos

Afastado há mais de dois meses do cargo de ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça),…

5 horas atrás

Operação Cata Treco em Araçoiaba da Serra acontece na segunda (27) em cinco bairros

Na próxima segunda-feira, 27 de abril, a Operação Cata Treco em Araçoiaba da Serra será…

5 horas atrás

Editorial: Quando os limites da democracia são testados

O embate recente envolvendo o ministro Gilmar Mendes, o ex-governador Romeu Zema e o ministro…

5 horas atrás

Piedade retoma leitos psiquiátricos após mais de seis anos

A Prefeitura de Piedade, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia, retomou a oferta de…

5 horas atrás

Sorocaba realiza 48º Mutirão de Empregos com edição especial para vagas na indústria

A Prefeitura de Sorocaba realizará no próximo dia 28 de abril, às 9h, a 48ª edição do Mutirão de Empregos…

5 horas atrás