Jornalismo

Prazo para atualizar CadÚnico termina hoje; mais de 234 mil podem perder Auxílio Brasil

Os beneficiários do Auxílio Brasil que não atualizaram os dados no CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal) há mais de dois anos têm até esta sexta-feira (11) para confirmar as informações. Segundo o Ministério da Cidadania, 234,4 mil famílias convocadas para a revisão cadastral ainda não fizeram o procedimento e podem perder o benefício. 

Desde fevereiro, 8 milhões de famílias foram chamadas para averiguação, revisão ou focalização. No caso da revisão, o prazo acabaria em 14 de outubro, mas foi prorrogado por 30 dias após registro de filas nos postos de atendimento. Até o momento, 798,8 mil famílias continuam com o procedimento pendente. Dessas, 234,4 mil são beneficiárias do Auxílio Brasil.

O calendário de pagamento do Auxílio Brasil deste mês começa no dia 17. As parcelas de R$ 600, que beneficiam 21,1 milhões de famílias, serão pagas até o dia 30 de novembro, de acordo com o fim do NIS (número de identificação social).

A revisão cadastral consiste em solicitar à família a atualização dos registros do Cadastro Único, caso esteja há mais de dois anos sem nenhuma alteração.

Devido aos impactos da pandemia de Covid-19, o Ministério da Cidadania escalonou o processo de revisão cadastral. Neste ano, apenas as famílias com cadastro que foi corrigido pela última vez em 2016 ou 2017 foram convocadas para atualizar os dados no Cadastro Único. As famílias que o fizeram pela última vez em 2018 ou 2019 serão convocadas nos próximos anos.

“As famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar os dados a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração. Quem for convocado para averiguação e revisão de dados deve comparecer a um Cras (Centro de Referência de Assistência Social) ou a um posto de atendimento do Cadastro Único do município”, informou o Ministério da Cidadania em nota.

Segundo a pasta, a atualização cadastral é “fundamental para assegurar a qualidade dos dados e garantir que as informações registradas na base do Cadastro Único estejam sempre de acordo com a realidade das famílias”.

A atualização do cadastro é obrigatória para a continuidade do recebimento de benefícios pagos via programas sociais, como Auxílio Brasil, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e ID Jovem.

Com informações do Portal R7.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Governo anuncia R$ 2,2 bi para tratamentos contra o câncer pelo SUS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciaram…

14 minutos atrás

Homem é preso em flagrante após polícia encontrar plantação de maconha na sua residência em São Roque

Um homem foi preso, em flagrante, nesta quinta-feira (14), por armazenar diversas porções de maconha…

35 minutos atrás

Polícia Federal cumpre mandados contra o ex-governador Cláudio Castro em investigação sobre combustíveis

A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão contra o ex-governador do Rio de…

2 horas atrás

Brasil tem alta de Síndrome Respiratória Aguda Grave em bebês

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças menores de dois anos estão…

6 horas atrás

Encceja 2026: prazo de inscrição gratuita termina nesta sexta-feira

O prazo para os interessados se inscreverem gratuitamente no Exame Nacional para Certificação de Competências…

6 horas atrás

Abono salarial: pagamento para nascidos em maio e junho começa hoje

O Ministério do Trabalho e Emprego inicia nesta sexta-feira (15) o pagamento do quarto lote…

6 horas atrás